Minhotos somam nona derrota no campeonato.

A equipa do ABC/UMinho deslocou-se ao Dragão Arena para defrontar o FC Porto/Sofarma na 20º jornada do Campeonato Placard Andebol 1. A partida terminou com a derrota dos minhotos por 34-25.

O jogo começou com um bom ritmo. Rui Ferreira inaugurou o marcador e fez o primeiro golo para os bracarenses. A turma minhota mostrou uma defesa disciplinar e foi conseguindo impedir o adversário de abrir vantagem.

A equipa liderada por Jorge Rito conseguiu também finalizar com precisão. André José apareceu muitas vezes para destabilizar a defesa portista e também Humberto Gomes esteve a alto nível ao defender lances importantes.

Rui Silva e André Gomes mostraram as suas capacidades no ataque e a defesa minhota não conseguiu travar os portistas. O ABC/UMinho continuou pressionante, mas a equipa da casa conseguiu ir para o intervalo a vencer por dois golos, 16-14.

Com o marcador a beneficiar os adversários, os minhotos entraram na segunda parte focados na partida. Francisco Oliveira foi elemento-chave no ataque dos bracarenses. Contudo, o ritmo do jogo baixou e a turma do Minho ficou mais desorganizada.

O FC Porto/Sofarma aproveitou a desorganização do Académico para avançar no marcador e, desta vez, foi Miguel Martins a perfurar a defesa do ABC/UMinho. Jorge Rito ainda aproveitou a pausa técnica para reerguer a equipa que, apesar de menos coesa, continuava a apresentar um bom andebol.

Nos minutos finais, os portista lançaram-se no ataque. Humberto Gomes voltou a mostrar-se em bom nível em alguns lances, mas a equipa da casa fechou o jogo em 34-25, deixando os bracarenses com mais uma derrota no Campeonato Nacional.

Os minhotos fecham o ano de 2019 na nona posição da tabela classificativa. O próximo jogo no escalão máximo do andebol português é em fevereiro frente ao Madeira SAD.