A nova presidente pretende reforçar a participação ativa da associação na política educativa nacional, no futuro dos estudantes e na ligação com a comunidade.

Mar Mateus da Costa toma posse, este domingo, como presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM). O mandato da finalista de Medicina prevê reforçar a participação ativa da associação na política educativa nacional, no futuro dos estudantes de medicina e na ligação com a comunidade.

“A classe médica é vista como uns suprassumos e os estudantes de Medicina como algo à parte no ensino superior”, afirma Mar Mateus da Costa em entrevista à UMinho. A estudante acredita que, “se calhar, há 30 anos era” assim, mas hoje não o é. Ainda enquanto presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM), Mar Mateus da Costa referiu que ser médico “não é só saber ler um livro, fazer um diagnóstico e prescrever”, reforçando a importância de se saber lidar com pessoas.

A tomada de posse é este domingo, às 19h00, no auditório Zulmira Simões da Escola de Medicina, no campus de Gualtar, em Braga. A sessão prevê a presença do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, do vice-presidente da Escola de Medicina, Pedro Morgado, entre outras figuras.

Natural de Setúbal, Mar Mateus da Costa está no sexto ano do mestrado integrado em Medicina a desenvolver um projeto na área de neurocirurgia. A setubalense pertence à ANEM desde 2016, tendo sido senadora, tesoureira e, este ano, presidente do conselho fiscal. É a terceira estudante da UMinho a liderar a ANEM, após Cláudia Melo (2007-08) e Alberto Silva (2015).

A ANEM foi fundada em 1983 e representa mais de 12.000 estudantes de Medicina em território nacional e internacional, através dos seus oito associados nas escolas médicas portuguesas. A sua principal missão é advogar pela defesa da qualidade da educação médica em Portugal e da saúde em geral. Promove, anualmente, uma ampla oferta de projetos, eventos formativos e estágios nacionais e internacionais.