O Bloco de Esquerda critica a obrigatoriedade de pagamento por utentes e profissionais para estacionar e publicitação do espaço direcionada para turistas.

Nesta quinta-feira, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre o sistema de estacionamento utilizado no Hospital de Braga. Os mesmos desaprovam o embolso exigido a utentes e profissionais para estacionarem no parking do hospital, onde afirmam estar a ser “promovido para a utilização por turistas”. Entretanto, exigem também o reforço da “oferta de transportes públicos de ligação ao hospital”.

“O Hospital de Braga encontra-se fora do perímetro urbano da cidade de Braga”, dizem os deputados bloquistas eleitos em Braga. Ademais, acrescentem a forte referência que o hospital contém nos distritos de Braga e Viana do Castelo. Sublinham a importância de uma gratuidade no estacionamento, uma vez que “a rede de transportes públicos nestes distritos é deficitária e os preços dos bilhetes são caros”.

Quanto aos profissionais do hospital, criticam o pagamento de uma avença no valor entre 40 e 50 euros. Esta avença garante aos profissionais um estacionamento coberto ou exterior, embora “não haver alternativas de estacionamento nas imediações”.

Em conclusão, os deputados defendem que tanto os utentes como os profissionais “deveriam poder utilizar o estacionamento de forma gratuita”. Uma vez que as taxas pagas pelos utentes para recorrer àqueles serviços “já representam custos muito elevados nos orçamentos familiares”.

É de salientar que em janeiro de 2017, os dados do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde mostraram que o Hospital de Braga tem a nota mais alta entre os 160 estabelecimentos públicos, privados e sociais. Recentemente, a parceria público-privada, iniciada em 2009, terminou no dia 1 de setembro deste ano.