Perante as dificuldades dos estudantes universitários face a alojamentos, a Câmara Municipal de Braga mostra-se apta para ajudar a Universidade do Minho.
Uma das reconhecidas adversidades dos estudantes universitários é encontrar alojamento no momento em que ingressam no Ensino Superior. Em Braga a situação tem sido agravada com a elevada procura face a ofertas pouco acessíveis. Os preços avultados restringem e dificultam a vida universitária dos jovens.
Face a este problema, Olga Pereira, vereadora com o pelouro da Habitação, em declarações à RUM, demonstra a predisposição do município em ajudar “através da eventual criação ou colaboração na criação de uma residência universitária”.
Atualmente, a Câmara Municipal de Braga estabeleceu um programa local de habitação de modo a que as condicionantes e restringimentos associados ao nível da habitação sejam abolidos. Este projeto encontra-se numa fase primária de diagnóstico, porém numa fase mais avançada pretende constituir um plano com iniciativas que possam ser implementadas de maneira a atingir esse objetivo primário. Deste modo, famílias carenciadas e estudantes podem vir a ter acesso a mais ofertas de habitação.