Os gilistas criaram muito perigo, mas foram os leões que rugiram mais alto.

O Estádio Cidade de Barcelos voltou a receber, esta quarta-feira, uma partida entre o Gil Vicente e o Sporting CP, desta feita a contar para a Allianz Cup. Os gilistas não conseguiram repetir a vitória do último domingo e perderam por 0-2, resultado que afasta a formação minhota da prova.

Os dois conjuntos apresentaram várias mudanças nos onze iniciais, em relação ao jogo a contar para a Liga NOS. Nos instantes iniciais, a equipa de Barcelos não conseguiu chegar à área adversária, mas mostrou muita coesão em termos defensivos.

A primeira grande oportunidade da partida surgiu para o lado dos leões, com um lance a poucos metros da baliza. Contudo, Bruno Fernandes rematou contra a barreira e os gilistas partiram para o contra ataque, com um remate que saiu ao lado da baliza dos atletas leoninos.

Lourency, cuja fratura no nariz contraída no domingo obrigou ao uso de máscara, teve uma oportunidade de ouro para abrir o marcador, com um remate que fez tremer a trave adversária. A partir deste momento, o Gil Vicente começou a ameaçar chegar ao golo e apareceu mais vezes dentro da área adversária.

O Sporting CP ainda ameaçou, por intermédio de Wendel, mas a defesa da casa manteve-se muito coesa e parecia inquebrável. Contudo, ao minuto 20, Denis teve de aparecer e segurar o remate dos forasteiros, mantendo a igualdade a zero no marcador.

Poucos minutos depois, os barcelenses penetraram a defesa adversária e tiraram Renan Ribeiro da baliza, mas não conseguiram converter a jogada em golo. O jogo continuou muito aberto e com uma boa troca de bola por parte dos minhotos. Romário Balde fez correr os defesas do Sporting CP, mas Ristovski apareceu para travar o adversário.

A equipa de Vítor Oliveira teve uma grande oportunidade perto do intervalo, mas as equipas foram empatadas a zero para o descanso.

Igualadas no marcador, as equipas entraram na segunda parte com agressividade para chegar cedo ao golo. A turma minhota foi a primeira a chegar perto da baliza de Renan Ribeiro mas, ao minuto 54, Denis teve que evitar novamente o golo leonino.

Até aos 60 minutos, o Gil Vicente construiu bons lances, mas notou-se um ritmo de jogo mais lento do que na primeira parte. Apesar disso, a defesa minhota continuava a alto nível e apenas aos 89 minutos foi quebrada. Um livre direto para o Sporting CP originou o primeiro golo da partida, por intermédio de Bruno Fernandes.

A turma gilista respondeu bem ao golo e pressionou no ataque, mas os leões voltaram a marcar já no tempo de compensação, desta vez com um golo de Vietto, que surgiu numa altura em que os sportinguistas já jogavam com dez elementos, por expulsão de Acuña. O apito final ditou o jogo em 0-2.

A derrota deixa a equipa minhota sem qualquer hipótese de garantir o apuramento para a final four da prova. A turma de Barcelos prepara agora a deslocação ao Rio Ave, a contar para a 13.ª jornada da Liga NOS.