Minhotos conquistam triunfo após terem estado muito tempo a perder.
No encerramento da nona jornada da LPB Placard, o Pavilhão Unidade Vimaranense acolheu o encontro entre Vitória SC e Illiabum. Apesar do primeiro período forte dos homens de Ílhavo, os vitorianos conseguiram dar a volta ao resultado e o encontro terminou com o resultado de 89-81.
Chegado de uma série de cinco derrotas consecutivas, o Illiabum precisava de tomar as rédeas do encontro com rapidez para obter um resultado favorável. No primeiro período, os homens do Vitória SC não resistiram à superioridade do conjunto do Douro Litoral e, a dado momento, já se encontravam numa desvantagem de 11-27. O fosso entre os dois emblemas ainda viria a reduzir-se antes do final do parcial, com Marqueze Midgette-Coleman a estar em grande destaque do lado dos vimaraneneses, que terminaram os primeiros dez minutos a perder por 19-31.
O Vitória SC ficou na mó de baixo durante todo o segundo período e em grande parte do terceiro. Os ilhavenses começaram a perder o gás e foram encurtando a vantagem para o emblema de Guimarães, que conseguiu dar a volta ao marcador a três minutos e meio do final do terceiro período. Com um lançamento de dois pontos, Malcom Druwright fez o 61-59 e recolocou o Vitória SC na liderança do placard. O Illiabum ainda conseguiu recuperar a vantagem antes do soar da buzina, com Kévin Coronel e Tiago Tavares a dividirem o trabalho entre si.
Com 64-67 no marcador, o último parcial foi decisivo para o Vitória SC encontrar o caminho do triunfo. A quatro minutos e meio do final, Midgette-Coleman deu a volta ao resultado e, a partir daí, foi uma sucessão de cestos certeiros por parte dos vimaranenses. A quatro segundos do fim, o poste Marko Loncovic fez o 89-81 final, que deu o triunfo ao Vitória SC e confirmou a sexta derrota consecutiva da equipa de Ílhavo.
Com este resultado, os minhotos ocupam a sétima posição com 15 pontos, menos cinco que o primeiro classificado. Na próxima jornada, o Vitória SC volta a jogar em casa, desta vez frente ao Galitos.