Edifício vai aproveitar desníveis do terreno e, apesar de ainda estar numa fase inicial, a nova sede da Associação Académica da Universidade do Minho já tem planos definidos.

A nova sede da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) vai estabelecer-se no terreno entre o Instituto de Educação e o Complexo Pedagógico II, a seguir da entrada principal (SUL) do Campus de Gualtar. O edifício ficará junto à ‘Vivenda Sameiro’ e será integrado no Plano de Desenvolvimento do Campus de Gualtar.

O memorando de entendimento assinado nesta quinta-feira entre o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e o presidente da Associação Académica, Nuno Reis, prevê, além da identificação do terreno, a criação de um grupo de trabalho envolvendo entidades como a AAUM, a UMinho e o Centro de Estudos de Arquitetura.

Nuno Reis acredita que a localização permitirá atrair mais estudantes para o campus fora das horas letivas, em função das diferentes valências disponibilizadas. A sede deverá contar, entre outras zonas, com um espaço de trabalho comum, gabinetes para as diferentes valências da AAUM, salas para grupos culturais e um bar académico. Outro dos desejos passa “eventualmente por explorar outros serviços” que, segundo Nuno Reis, estão a ser implementados por outras academias europeias como é o caso de minimercados.

Em vista a construção da nova sede, a AAUM dispõe, atualmente, de cerca de um milhão e seiscentos mil euros. O projeto deverá ficar a cargo do Centro de Estudos de Arquitetura da Universidade do Minho.

“A ideia é que seja um espaço de vida para os estudantes, de qualidade de vida, com espaços recreativos, espaços desportivos e espaços de estar.”, revelou Nuno Reis à RUM. Para o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, este é um dia feliz, uma vez que é dado o primeiro passo para resolver “um velho problema”.

Em declarações à RUM, o reitor menciona que uma “vida associativa académica de qualidade resulta numa universidade melhor”. Para concretizar essa ambição é fulcral contar com “instalações de qualidade e dignas que permitam que a AAUM tenha expressão nas várias áreas em que atua.”