Com o seu mais recente livro, O Forjador de Almas, James Rollins traz-nos de volta as aventuras da Força Sigma. Com uma interessante mistura de realidades paralelas e a atmosfera misteriosa a que já nos tem habituado, o leitor fica rendido desde a primeira página.
A obra inicia-se com uma descrição acerca da atuação da Inquisição Espanhola, bem como as suas consequências. Imediatamente a seguir, o leitor é transportado para a atualidade, onde diversas realidades convergem. Por um lado, é-nos descrita a história de Mara Silveira, uma jovem investigadora com uma carreira promissora. Por outro, é também nesta fase inicial que se desenrolam os principais acontecimentos. De entre os mesmos, é relevante destacar o assalto a casa de Gray Pierce, comandante da Força Sigma e um dos protagonistas da história.
A Força Sigma é uma organização especializada na resolução de mistérios e espionagem. É então que Pierce se vê confrontado com o rapto da sua namorada grávida. Kat, esposa do seu melhor amigo, é a única testemunha do conflito. Contudo, a mulher encontra-se debilitada e incapaz de auxiliar no caso.
O Forjador de Almas destaca-se pelo enredo rápido. Os acontecimentos, apesar de aparentemente difusos, acabam por se interligarem de uma maneira interessante. A mistura de diferentes realidades, como, por exemplo, a da Inteligência Artificial (, que será o foco principal da segunda parte da narrativa) confere um maior ritmo a narrativa. A escrita simples e objetiva de James Rollins é o ponto crucial na coesão de todas estas realidades.
Já as personagens destacam-se por não adotarem características genéricas de um herói. São, por isso, descritas com todas as suas imperfeições, assumem um cunho mais realista, o que as aproxima do leitor.
Podemos, por isso, inferir que James Rollins fez um bom trabalho ao criar uma atmosfera de mistério ao mesmo tempo que retrata temáticas interessantes como a Inteligência Artificial ou papel das mulheres na comunidade científica. Sem dúvida, O Forjador de Almas é um livro que vai prender os fãs habituais da Força Sigma, e até mesmo conquistar novos leitores.
Título Original: Crucible
Autor: James Rollins
Editora: HarperCollins Publishers
Género: Policial, Thriller
Data de Lançamento: 8 de janeiro de 2019