Denzel Hayes Washington celebra este sábado, dia 28 de dezembro, 65 anos. Apesar de os anos passarem por ele, não se deixa de celebrar tudo o que de si entregou ao cinema.
O nome do ator americano carrega demasiada notoriedade e fama para a necessidade de uma apresentação. Com o tempo, Denzel adicionou o título de produtor ao seu currículo e ainda hoje mantém a excelência no seu trabalho. Sempre que o nome do intérprete surge no elenco de um filme, é impossível não aumentar as nossas expectativas sem sequer ter visto o trailer. Ele é o verdadeiro Original Gangster de Hollywood.
A proeminência de um ator pode ser somente provada pelos emblemáticos papéis que deixam uma marca na memória de todos nós. O ator de The Equalizer (2014 e 2018) não escapa a essa característica, que nem todos os atores possuem.
Numa quase interminável lista de filmes em que participou, é impossível desassociarmos Denzel Washington de determinados papéis que marcaram a história do cinema. Foi quando colocou os óculos e apresentou a história de um jovem Malcom X (1992) que lutou pela justiça numa América desigual e racista. Apresentou-nos ainda o seu lado mais duro sob a máscara de um polícia corrupto e implacável em Dia de Treino (2001). Marcou ainda quando a violência de Gangster Americano (2007) se escondeu por detrás de uma certa serenidade e se entranhou na pele de do intérprete.
Quando se trata de entrega, Denzel Washington acerta sempre no alvo. Mesmo quem não tenha conhecimento do seu nome, o seu rosto será sempre reconhecido graças aos emblemáticos papéis que desempenhou. Não é possível olhar para a história do cinema, especialmente a de Hollywood, sem reconhecer que o Original Gangster contribuiu e continua a contribuir para o legado americano desta sétima arte.