Judith Olivia Dench, mais conhecida como Judi Dench, é uma atriz britânica que carrega mais de 50 anos de carreira. Nascida a 9 de dezembro de 1934, celebra esta segunda-feira, dia 9 de dezembro, o seu 85º aniversário. No entanto, não deixa que a idade a impeça de brilhar nos pequenos e grandes ecrãs.
A artista estreou-se nos palcos do teatro em setembro de 1957, na pele da famosa Ophelia, em Hamlet. Nos anos que se seguiram, manteve-se ligada a Shakespeare e ocupou o lugar de protagonista em Romeu e Julieta e Macbeth. Juntou-se então à Royal Shakespeare Company, onde permaneceu por 30 anos.
Apesar da maior parte do seu trabalho ser, inicialmente, no mundo teatro, a sua estreia oficial no cinema ocorreu em 1965, com o filme Four in the Morning. Com essa prestação, Judi Dench recebeu o primeiro de seis Bafta Awards e de 56 premiações, que viria a ganhar ao longo da sua carreira.
Esposa do falecido ator britânico Michael Williams e mãe de Tara Cressida Frances Williams, a atriz partilhou com os fãs que, devido à sua degeneração macular, alguém tem de ler os guiões por si. Isto não significa, no entanto, que esteja perto de se reformar da representação. Aliás, critica abertamente o preconceito existente na indústria para com atores mais velhos.
Na distinta carreira da intérprete, é de destacar a sua participação nos aclamados filmes da saga James Bond como M. Para além destes, sublinham-se ainda A Paixão de Shakespeare (1998), que lhe valeu um Óscar de Melhor Atriz Secundária, Orgulho e Preconceito (2005), Assassinato no Expresso Oriente (2017) e A Espiã Vermelha (2018).
A artista multifacetada é também portadora de uma notável discografia, maioritariamente criada para musicais como, por exemplo, Cabaret (1968). A sua prestação como protagonista no último foi alvo de críticas excelentes.
A atriz, imparável, conta com três projetos a decorrer, com estreias marcadas entre dezembro de 2019 e 2020. Um deles trata-se da adaptação cinematográfica do famoso musical Cats, na qual Judi Dench vai poder voltar a mostrar os seus dotes vocais.