Sacrifício: sangue, lágrimas & suor são os substantivos que Plutónio usa para definir aquilo que foi a sua vida até ao momento. O álbum faz a ponte entre o passado – uma realidade dura com episódios de violência – e o dia-a-dia do artista com um dos nomes em destaque no Rap nacional.
Este terceiro álbum de estúdio conta com um total de 18 faixas, sendo que algumas delas foram lançadas muito antes do projeto em si. Para além dos relatos de vivências que marcaram a vida de Plutónio, algumas das músicas têm mensagens bastante atuais para o público em geral. Tudo isto em cima de batidas trap, caraterísticas na música de Plutónio. O álbum conta com os produtores portugueses Sam The Kid, DJ Télio, DJ Dadda, Prodlem, Twins, Zlatnem e Lhast
A primeira faixa do projeto consiste numa carta aberta do artista para Deus. Na música “Meu Deus”, Plutónio conta o que se passa na sua vida e não só. A guitarra presente no instrumental e o ritmo bastante lento tornam a música calma e sentimental. Saiu alguns meses antes do álbum em si e foi um sucesso.
A vertente mais “agressiva” do artista surge logo na segunda faixa. “3AM” começa com um relato de um noticiário que fala de um episódio de violência no qual o artista foi ferido. A partir daí começa a música propriamente dita com Plutónio a disparar bocas em várias direções, continuando a mostrar realidades dos seus dias.
“Lucy Lucy” e “Prada” seguem esta mesma vertente. Plutónio, em cima de batidas Trap e com um flow interessante lança algumas dicas para o resto do mundo do Hip-Hop. A elevação do ego e o enaltecimento pessoal são caraterísticos deste tipo de música. De salientar que isso não significa falta de qualidade ou bom conteúdo e estas duas faixas são prova disso mesmo.
“Vergonha na Cara” é diferente de tudo o resto que se encontra neste álbum. É uma música doce, alegre e com uma energia muito positiva. Plutónio passa uma mensagem séria mas de uma forma suave. Incentiva a sermos fiéis a nós próprios, a não nos preocuparmos tanto com a aparência e com aquilo que os demais pensam acerca de nós. É realmente uma música com um bom ritmo que pode perfeitamente vir a ser um hit de verão. Com versos muito mais “cantados”, o artista mostrou versatilidade com esta faixa.
Plutónio regressa ao sentimento na faixa “Dramas e Dilemas”. Esta música, que já era um sucesso antes do lançamento do álbum, é uma mensagem de agradecimento do artista que diz que “depois de tantos problemas, dramas e dilemas” a vida finalmente lhe sorri. É uma música bastante calma e inspiradora com um refrão que fica no ouvido.
Esse aspeto merece ser destacado, pois é uma constante na música de Plutónio. A capacidade de criar refrões melodiosos e viciantes são uma mais-valia na música do artista pois consegue “agarrar” os ouvintes.
O lado romântico do artista surge mais uma vez na faixa “Somos Iguais”. Um refrão melodioso volta a captar a atenção de quem ouve a música que segue com versos que falam de uma relação. A vibe calma e romântica tornam a faixa singular neste álbum.
Semelhante a esta é a música “1 de abril”. Esta faixa saiu alguns meses antes do álbum completo e teve grande sucesso. O amor volta a ser o tema, ainda que, desta vez, de uma forma muito mais positiva e menos séria. É uma música alegre.
“Francisca” é o nome da filha do artista e também da música dedicada à mesma. É obviamente uma música calma e amorosa. Plutónio canta para a filha dizendo que pretende estar sempre presente no seu crescimento e que será sempre um pilar na sua vida.
A faixa que dá o nome ao álbum está listada no fim do projeto. Um testemunho inicial fala sobre aquilo que é Real Rap e logo depois surge Plutónio a falar das dificuldades do passado com uma letra densa e cheia de sentimento. No fundo, é uma forma de mostrar ao mundo aquilo que é a vida no “bairro”, as dificuldades pelas quais ele passou e pelas quais muita gente continua a passar.
Plutónio é já um nome conhecido no Rap nacional há algum tempo, mas recentemente teve aquilo que se chama de explosão mediática. E, estando nós no final de 2019, é importante recordar que Plutónio foi um dos artistas do ano, com várias músicas de sucesso durante este período e com o lançamento deste álbum – que o afirma definitivamente no panorama da música nacional.
Sacrifício: sangue, lágrimas e suor – a afirmação de Plutónio
Artista: Plutónio
Álbum: Sacrifício: Sangue, lágrimas & suor
Editora: Bridegtown, Sony Music
Data de lançamento: 22 de novembro de 2019