Vários foram os acontecimentos importantes que marcaram a Universidade do Minho e a região minhota este ano. Em revista, o ComUM selecionou os 25 momentos que cobriu e que mais impacto tiveram na Cultura, Desporto e Sociedade da região em 2019.

 

Queda do muro. Absolvidos os quatro estudantes acusados de homicídio negligente

(Janeiro)

Os quatro estudantes da UMinho acusados de homicídio negligente foram absolvidos pelo Tribunal Judicial de Braga. Quase cinco anos depois da queda do muro que vitimou três alunos, o pedido de absolvição do Ministério Público foi aceite. Recorde-se que os estudantes já tinham sido absolvidos em 2017, mas o Tribunal da Relação de Guimarães, em 2018, ordenou a repetição de julgamento, de modo a que os destroços do muro fossem novamente analisados.

 

Estatuto estudante-atleta reconhecido pelo governo

(Janeiro)

Foi aprovada, em Diário da República, a reivindicação do estatuto estudante-atleta por parte da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). Por isso, de modo a conciliar com os horários do desporto praticado, os estudantes da UMinho que comprovem que são atletas federados terão, a partir deste ano, direito à alteração das datas de exames e à escolha das turmas que mais se adequam.

 

Final Four da Allianz Cup em Braga

(Janeiro)

Pelo segundo ano consecutivo, realizou-se a Final Four da Allianz Cup, em Braga, que teve grande impacto na cidade. As festividades deram o pontapé de partida com o concerto de António Zambujo e Miguel Araújo, no Altice Forum Braga, promovido pela Liga Portugal. Para além disso, durante uma semana, a Fan Zone da Final Four instalou-se na Avenida Central de Braga, que contou com vários tipos de entretenimento para os adeptos e interessados. Nas horas antecedentes à final da competição, realizou-se, ainda, a Corrida do Adepto e outras atividades que marcaram o fecho da Fan Zone. Na final entre FC Porto e Sporting CP, foi a equipa de Lisboa que venceu, tornando-se assim bicampeã da Taça da Liga.

 

45.º aniversário da UMinho

(Fevereiro)

Em 2019, a Universidade do Minho celebrou o seu 45.º aniversário. No âmbito deste marco, foram realizados vários momentos de celebração, tanto em Braga como em Guimarães. Entre eles, no Salão Medieval da Reitoria, realizou-se a cerimónia de celebração e também um momento musical, a Gala de Ópera, um concerto especial da Orquestra da academia, que tocou vários temas clássicos marcantes.

 

Estudantes minhotos saem à rua pelo clima

(Março)

Foi em março de 2019 que começaram as Greves Climáticas Estudantis, tanto no Minho como em Portugal e no resto do mundo. Durante os restantes meses do ano, foram milhares os estudantes que saíram às ruas minhotas para mostrar o seu descontentamento e reivindicar medidas políticas significativas que ajudem o ambiente.

Joana Mafalda Gomes/ComUM

 

SC Braga torna-se Campeão Mundial de Clubes em Futebol de Praia

(Março)

O Futebol de Praia português teve um dos seus melhores anos da história em 2019, e tudo começou com a conquista do SC Braga do Mundialito de clubes. Os minhotos conseguiram o pleno de vitórias durante toda a competição realizada na Rússia, tornando-se assim na equipa mais forte do mundo em Futebol de Praia.

 

Altice Forum Braga recebe Enterro da Gata 2019

(Março)

Depois de dez anos, o evento sofreu alteração de local e, por consequência, de logística, devido à impossibilidade de utilizar a Alameda do Estádio Municipal de Braga, devido ao alargamento da Academia de Futebol do SC Braga. Assim, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) decidiu realizar o Enterro da Gata 2019 no Altice Forum Braga, que foi apresentado em 2018 como a segunda maior sala de espetáculos do país, depois de um investimento de oito milhões de euros. O Enterro da Gata 2019 contou com nomes como Richie Campbell, Diabo na Cruz, Wet Bed Gang, Dillaz e Blaya.

 

CM Braga não vai financiar novas infraestruturas do ABC/UMinho

(Março)

Rui Silva, presidente do ABC/UMinho, no início do ano, mostrou o seu desejo de construir um pavilhão maior para substituir o atual Pavilhão Flávio Sá Leite, de forma a que o Académico possa dar melhores condições aos adeptos, às equipas e aos jogadores. Porém, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, embora considere o plano interessante, confirmou que o projeto terá de ser autofinanciado pelo clube, visto que o financiamento não poderá contar com o apoio da Autarquia.

 

25 anos depois, o FC Famalicão regressa ao principal escalão do futebol português

(Abril)

A última vez que o FC Famalicão esteve presente no principal escalão do futebol português foi em 1993/1994. Por isso a subida à Liga NOS, após ter assegurado o segundo lugar da segunda liga na época de 2018/2019, foi uma grande felicidade para os adeptos famalicenses, que esperaram um quarto de século por este momento. Assim, a elite do futebol nacional conta, na época corrente de 2019/2020, com cinco emblemas minhotos: FC Famalicão, Gil Vicente, Moreirense, SC Braga e Vitória SC.

Famalicão

Diogo Rodrigues/ComUM

 

GFSUM não atua nas Serenatas

(Maio)

Após o Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho (GFSUM) se ter retirado do Plenário de Grupos Culturais da UMinho em 2018, deixando de receber subsídios por parte da AAUM e dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), o grupo viu-se obrigado a começar a cobrar pelas atuações. Após a AAUM não ter aceite os valores propostos pelo GFSUM, o grupo decidiu não atuar na Monumental Serenata do Enterro da Gata, em maio, realizando até uma serenata alternativa no Rossio da Sé, à mesma hora que a Serenata oficial liderada pela Tuna Universitária do Minho (TUM), como forma de protesto. Meses depois, em setembro, na semana da Receção ao Caloiro, o GFSUM recusou-se mais uma vez a atuar, sendo assim a Afonsina a realizar as Serenatas Velhas.

 

Guimarães é pioneira na disponibilização de rede 5G

(Junho)

O projeto “Guimarães 5G Ready“, desenvolvido numa parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Smart Lamppost, é pioneiro a nivel nacional no que toca na implementação de iluminação pública de nova geração. A iniciativa pretende multiplicar funções de telecomunicação, de gestão de parquímetros, de carregadores de viaturas elétricas, de câmaras de vídeos de segurança e de rede wifi na cidade vimaranense. “Guimarães 5G Ready” pode, no futuro, ser alargada às universidades, centros de produção de conhecimento, empresas e grupos de trabalho da cidade e à região do Quadrilátero.

 

Bom Jesus elevado a Património Cultural Mundial

(Julho)

O Santuário do Bom Jesus do Monte de Braga recebeu a classificação de Património Cultural Mundial da UNESCO, sendo assim um dos 17 locais classificados em Portugal como património mundial. O santuário neoclássico foi inaugurado em 1772, sendo que a basilica projetada pelo arquiteto Carlos Amarante pode ser atualmente acedida pelo escadório do Pórtico, seguido do escadório dos cinco sentidos e das três virtudes. Para além disso, também existe o Elevador do Bom Jesus, que conta com 136 anos de história.

Sofia Vieira/ComUM

 

Milhões de Festa adiado em 2019

(Julho)

Desde 2010 que o festival se realizava em Barcelos. Porém, a Câmara Municipal e os co-produtores Lovers & Lollypops, consideraram que seria melhor adiar a edição de 2019, de modo a refletir e redefinir a estratégia do Milhões de Festa. Espera-se que a décima edição em Barcelos se realize em 2020.

 

CR Candoso sobe à Liga Sport Zone

(Julho)

Após dois anos na segunda divisão do futsal português, o CR Candoso voltou ao escalão principal. A equipa vimaranense assegurou a presença na edição de 2019/2020 da Liga Sport Zone a uma jornada do fim do campeonato, em maio. Porém, a subida foi só oficializada em julho pela Federação Portuguesa de Futebol, após o CR Candoso ter ganho o caso que envolveu a acusação do ADCR Caxinas de os vimaranenses não cumprirem os pressupostos regulamentares para subirem de divisão.

 

“Variações” oferece uma noite memorável à terra natal do cantor

(Agosto)

A antestreia do filme Variações, protagonizado por Sérgio Praia e realizado por João Maia, realizou-se na terra natal do cantor, Amares, em Braga, e contou com a presença da família do artista bracarense. Considerado um dos melhores filmes portugueses do ano, Variações retrata a história pessoal e a ascensão de António Ribeiro, mais conhecido como António Variações, no mundo da música.

 

Universidade do Minho investigada por fraude

(Agosto)

Após a investigação da Polícia Judiciária à sede dos SASUM no campus de Gualtar, em 2018, que contou com a cooperação da academia minhota, em 2019 o Organismo Europeu de Luta Antifraude (OLAF) investigou a Universidade do Minho. O OLAF suseitou de incumprimento das regras de contração pública e de procedimentos considerados fraudulentos para adquirir bens ou serviços no âmbito de projetos cofinanciados por fundos europeus.

UMinho

Jorge Sousa / ComUM

 

Vodafone Paredes de Coura 2019

(Agosto)

O festival já se realiza nas margens da praia fluvial do Taboão desde 1993. A edição de 2019 do Paredes de Coura contou com nomes como The National, New Order, Father John Misty e Patti Smith, que alegraram as várias gerações de espetadores. O ComUM conseguiu estar à conversa com as bandas Bed Legs, Cave Story, First Breath After Coma e Time For T.

 

Azeituna recebe novos alunos com Arraial Azeiteiro que durou dois dias

(Setembro)

Devido a problemas técnicos no dia agendado, que fizeram que existisse um apagão no campo de futebol de Gualtar, o Arraial Azeiteiro, organizado pela Azeituna, durou, pela primeira vez, dois dias. Por isso, o segundo dia foi de entrada gratuita para todos os alunos da universidade, sendo que o auxílio da Câmara Municipal de Braga e da Universidade do Minho foram vitais para a realização do mesmo.

 

AAUM declara Ação Social em Estado de Emergência

(Setembro)

Ao longo de 2019, a AAUM tem vindo a criticar os SASUM pelos preços elevados dos seus serviços e pela falta de apoio aos alunos da academia minhota, declarando, por isso, Estado de Emergência Social. Para além de alertar os alunos para o aumento dos preços das senhas das cantinas e da falta de camas nas residências uiversitárias, criando até o movimento “Uma pedra por mim“, a Associação Académica condenou também os desinvestimentos nos SASUM por parte da UMinho. Para além disso, o quinto calendário solidário da AAUM também se focou nas dificuldades de alojamento da comunidade estudantil.

Serviços de Ação Social

Jorge Sousa / ComUM

 

“Mulheres de Braga” contra violência doméstica

(Outubro)

O ano de 2019 ficou marcado pela violência doméstica em Portugal, sendo que foram assassinadas 35 pessoas. Uma dessas pessoas foi uma colaboradora do Theatro Circo, em Braga, que perdeu a vida em setembro, o que levou a que centenas de pessoas se reunissem numa vigília noturna, em frente ao edifício de espetáculos, para prestar tributo à vítima. Em outubro, o grupo “As Mulheres de Braga” organizou uma concentração na Praça da República, de modo a alertar para a problemática da violência doméstica e para divulgar a petição “Basta de nos matarem”. Esta petição, que contou com 18 mil assinaturas, pretende criar medidas para proteger as vítimas de violência doméstica, e foi entregue ao presidente da Assembleia da República, António Ferro Rodrigues.

 

UMinho no topo do desporto universitário

(Outubro)

A Academia Minhota foi distinguida na Gala dos 20 anos da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), órgão que rege o desporto universitário europeu, como a melhor universidade da Europa no que diz respeito ao desporto universitário, durante a década 2009-2019. Os resultados obtidos pela academia minhota pelos resultados no Desporto Universitário fizeram com a UMinho obtivesse esta distinção pela segunda vez, após a ter recebido em 2013, sendo condecorada também com a Medalha de Honra de Mérito Desportivo pelo Governo de Portugal. Em 2019 salientou-se, também, a organização do Campeonato Europeu Universitário de Futsal (EUSA) em julho por parte da UMinho, em Guimarães.

 

Docente do ILCH abandona UMinho por falta de salários

(Novembro)

Uma professora galega, que começou a lecionar no início do ano letivo no Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho, decide abandonar a academia por falta de pagamentos e de contrato ao longo de quase dois meses. A informação foi dada pela docente aos alunos da licenciatura de Línguas Aplicadas, por e-mail.

 

Pleno do SC Braga em Futebol de Praia e Jordan Santos eleito o melhor jogador do Mundo

(Novembro)

Com mais uma condecoração, o Futebol de Praia português e do SC Braga continuou a dar frutos. Jordan Santos foi eleito o melhor jogador do mundo em 2019, sendo assim o segundo português a vencer o prémio, depois de Madjer em 2015 e 2016. O ala esteve presente em todas as provas que a equipa de Futebol de Praia do SC Braga disputou e venceu. O pleno da equipa bracarense inclui o Mundial de Clubes, Campeonato Europeu, o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal.

 

Dream Music Fest: Braga em estado de sonho

(Dezembro)

Pela primeira vez, realizou-se o festival Dream Music Fest, no Altice Forum Braga. As atuações de Carolina Deslandes, Gavin James e Calum Scott levaram os espetadores a sonhar e a vibrar com a energia e as histórias intimistas contadas pelos artistas. A primeira edição do festival foi muito bem recebida pelo público bracarense.

 

Portugal torna-se Campeão do Mundo e da Europa de Futebol de Praia

(Dezembro)

A grande prestação portuguesa em Futebol de Praia durante o ano de 2019 culminou na conquista de Portugal do Campeonato do Mundo da modalidade. Com cinco atletas do SC Braga convocados, a seleção portuguesa conquistou, no Paraguai, o seu terceiro título de Campeão do Mundo, depois de o ter conquistado em 2001 e em 2015. Portugal também venceu o Campeonato da Europa, em setembro, e os II Jogos Europeus, em junho.