O sucessor de Nuno Reis obteve 2.388 votos para liderar a Associação Académica da Universidade do Minho.

Rui Oliveira, o único candidato à direção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) pela lista A, é o novo rosto dos estudantes minhotos. A mesa da RGA passa a ser presidida por André Cardoso, com 1.639 votos. Já a Lista C, encabeçada por João Rocha, é a que mais elegeu para o Conselho Fiscal e Jurisdicional, com 1.634 votos.

O atual estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica obteve 2.388 dos votos. Os votos brancos e nulos foram, respetivamente, 212 e 100.

Rui Oliveira considera que “a direção agora eleita tem que começar a preparar o mandato”. Em relação à abstenção, o atual presidente adjunto realça que, apesar de se “encontrar dentro do esperado”, não se encontra no que a Lista A gostava. 

A Lista C, encabeçada por João Rocha, elegeu oito representantes com 1.634 votos para o Conselho Fiscal e Jurisdicional. Em segundo lugar, pela Lista D, Marta Dias conseguiu 378 votos e um mandato. O número de votos nulos foi 195 e 493 alunos votaram em branco.

No caso da Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA), este ano, ao contrário do ano passado, contamos com duas listas, tendo sido eleita a Lista B com 1.639 votos. Já lista E contou com um total de 323.

Os efeitos da eleição apenas se tornam oficiais no início do próximo ano civil. Nessa altura, Rui Oliveira toma posse da presidência da AAUM, cargo desempenhado por Nuno Reis entre 2018 e 2019.

Diana Carvalho/ComUM

Nuno Reis, atual presidente da AAUM, sublinha que “hoje, ao olhar para trás, a AAUM cresceu, tem hoje mais presença naquilo que é a academia”.  Deixa ainda o desejo de continuidade, demonstrando-se “feliz” porque vê as pessoas que o “acompanharam a serem eleitas e certamente a continuar este caminho”.

Entrevistas: Daniel Sousa