Triunfo vitoriano permite aproximação aos lugares europeus

O Vitória SC recebeu e venceu, este domingo, o Portimonense SC. Em jogo a contar para a 13ª jornada da Liga NOS, os vitorianos levaram a melhor e bateram os algarvios por 2-0.

Uma entrada em campo pressionante permitiu à equipa vitoriana adiantar-se no marcador logo no primeiro minuto de jogo. Numa jogada de insistência, Ola John driblou dois defensores forasteiros e encontrou Leo Bonatini no cento da área, que não perdoou, e fez o 1-0. Apesar desta entrada em campo positiva, a equipa da casa baixou gradualmente de rendimento.

Os homens de Portimão ameaçaram a baliza de Douglas aos 25 minutos de jogo, com um cabeceamento de Jackson Martinez a sair a centímetros da baliza dos vimaranenses. Os da casa reagiram e estiveram muito perto de dilatar a vantagem, através de um remate forte de João Carlos Teixeira, defendido por Ricardo Ferreira.

No entanto, foi o Portimonense que conseguiu marcar, por intermédio de Jackson Martinez, á passagem do minuto 36. Contudo, após analise do vídeo-arbitro, foi descortinada a posição irregular do avançado colombiano no momento do cruzamento de Lucas Fernandes. O resultado não sofreu alterações e a formação da cidade berço chegou ao intervalo a vencer pela margem mínima.

A segunda metade do encontro arrancou na mesma toada da primeira, com os comandos por Ivo Vieira a entrarem com as setas apontadas à baliza adversária. Logo aos 46 minutos, João Carlos Teixeira voltou a ameaçar de longe, com o guarda-redes dos visitantes a responder com uma defesa para canto. Apesar deste bom arranque dos vitorianos, a formação treinada por António Folha tomou controlo do jogo e ameaçou chegar à igualdade.

Porém, contra a corrente de jogo, um rasgo individual do extremo Marcus Edwards aos 61 minutos, que após ultrapassar cinco defesas algarvios, colocou a bola fora do alcance do guardião visitante, marcando, assim, o segundo golo da equipa da casa.

Desde então, as oportunidades de golo para ambos os lados foram escassas e o placard manteve-se inalterado até ao apito final de Nuno Almeida, que carimbou o resultado final de 2-0.

Com a conquista destes três pontos, o Vitória SC aproveitou da melhor forma os deslizes dos seus adversários diretos, SC Braga e Boavista FC, e encontra-se agora na quinta posição da Liga NOS, com 20 pontos.

Na próxima quinta-feira, os vimaranenses deslocam-se até Frankfurt para a derradeira jornada da fase de grupos da Liga Europa, em jogo que antecede o dérbi minhoto em Barcelos, frente ao Gil Vicente, marcado para o próximo domingo.