Energia e boa disposição foram duas das características que não faltaram ao primeiro dia da XXVI edição do Celta.
Na passada sexta-feira à noite, o Theatro Circo deixou o palco reservado para o Celta, que comemora este ano a sua XXVI edição. Organizado pela Azeituna e com o tema “Kids”, o festival das tunas portuguesas ofereceu uma viagem às memórias de criança dos bracarenses, tendo sido notórios os cenários e performances pensadas ao pormenor. Cogumelos, abóboras e chupas-chupas suspensos no ar foram alguns dos elementos que conferiram à sala de espetáculos um ambiente propício à infância.
Fazendo-se acompanhar por imagens de desenhos animados na tela gigante, a primeira atuação da noite ficou encarregue à Azeituna. Introduzindo no seu reportório uma compilação de músicas de séries infantis, como “Dragon Ball”, “Toy Story” e “Rei Leão”, a atuação da tuna deu origem a vários sorrisos e aplausos por parte do público.
A agitação na plateia manteve-se para receber as tunas em concurso. A primeira noite do festival contou com a presença da Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP), a Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto (Tuna TS) e os Tunídeos, a Tuna Masculina da Universidade dos Açores. A noite contou ainda com os Jogralhos, grupo de sátira e comédia da UMinho, que apresentaram um espetáculo de marionetas.
A segunda parte do espetáculo iniciou-se com sonoridades latinas, com a interpretação da música “Danzón No. 2” por parte da tuna da Universidade do Porto. O alinhamento da noite prosseguiu com a Tuna TS, que presenteou o público com músicas da sua autoria.
Entre ritmos e batidas, jogos de bandeiras e danças de pandeiretas, as tunas mostraram que a criança que habita dentro delas não está esquecida. Vestidos a rigor, encarnando o “Super Mário”, “Power Ranger” e até a “Bela Adormecida”, os tunos entraram dentro do espírito e prepararam performances a rigor do desafio.
O encerramento da noite fica à responsabilidade da tuna açoriana que, em tom frenético, deixou em palco a musicalidade trazida das ilhas.
O Celta despede-se este sábado, no Theatro Circo, com as atuações finais da Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico (TUIST), a Tuna Académica de Lisboa (TAL) e a Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (TAIPCA).