A 77.ª cerimónia dos Globos de Ouro decorreu em madrugada de reis, esta segunda-feira, dia 6 de janeiro, na cidade californiana de Beverly Hills. O hotel Beverly Hilton foi casa de uma gala recheada de personalidades, desde os veteranos do cinema, como Martin Scorsese, às estreias, como Hildur Guðnadóttir.
Ricky Gervais arrancou a gala com um discurso recheado de humor, como seria de esperar. O humorista britânico foi o apresentador de uma noite cheia de surpresas e records.
A Netflix foi a grande deceção da noite. A distribuidora norte-americana, apesar das 17 nomeações, saiu “de mãos a abanar” da gala, apenas com um prémio atribuído a Olivia Colman, como Melhor Atriz de TV – Drama, pela prestação na série The Crown.
Na categoria de Melhor Banda Sonora, Hildur Guðnadóttir fez história ao tornar-se a primeira mulher, em 77 de Globos de Ouro, a vencer o prémio. Foi o trabalho da compositora islandesa para o filme Joker que lhe garantiu a vitória. Surpreendida com a atribuição, a vencedora admitiu, durante o seu discurso, que “pensava que se tinham esquecido da música”.
Para além de Hildur Guðnadóttir, outras estreias marcaram a cerimónia. Também Awkwafina e Taron Egerton foram, pela primeira vez, nomeados às estatuetas, e ambos saíram triunfantes. Quanto à primeira, fez história por se tornar a primeira descendente asiática a ganhar um Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz – Comédia ou Musical, pelo seu papel no filme A Despedida, de Lulu Wang. Quanto a Egerton, nomeado a Melhor Ator – Comédia ou Musical, levou para casa o Globo, graças à interpretação de Elton John, em Rocketman.
A maior revelação da noite foi, no entanto, Sam Mendes. O realizador de 1917, mesmo não sendo um dos favoritos à vitória, levou consigo dois prémios, o de Melhor Realizador e o de Melhor Filme – Drama. Quanto à última categoria, nem o próprio acreditava na atribuição, e destacou várias vezes, durante o seu discurso, o quanto admirava o realizador de O Irlandês. “Não há nenhum realizador nesta sala ou neste Mundo que não esteja na sombra de Martin Scorsese”, afirmou o vencedor.
A 77.ª cerimónia dos Globos de Ouro contou ainda com a atribuição de outros dois prémios, o Carol Burnett Award e o Cecil B. DeMille Award. Os agraciados foram Ellen DeGeneres e Tom Hanks, respetivamente. No meio de vários discursos, o do ator de Forrest Gump foi, sem dúvida, o mais emotivo.
Confira a lista de vencedores:
Melhor Filme – Drama: 1917
Melhor Atriz – Drama: Reneé Zellweger (Judy)
Melhor Ator – Drama: Joaquin Phoenix (Joker)
Melhor Filme – Comédia ou Musical: Era uma Vez… em Hollywood
Melhor Atriz – Comédia ou Musical: Awkwafina (A Despedida)
Melhor Ator – Comédia ou Musical: Taron Egerton (Rocketman)
Melhor Filme – Animação: Mr. Link
Melhor Filme em Língua Estrangeira: Parasitas
Melhor Atriz Secundária: Laura Dern (História de um Casamento)
Melhor Ator Secundário: Brad Pitt (Era uma Vez… Em Hollywood)
Melhor Realizador: Sam Mendes (1917)
Melhor Argumento: Quentin Tarantino (Era uma Vez… em Hollywood)
Melhor Banda Sonora: Hildur Guðnadóttir (Joker)
Melhor Canção: “I’m Gonna Love Me Again” (Rocketman)
Melhor Série – Drama: Succession (HBO)
Melhor Atriz de TV – Drama: Olivia Colman (The Crown – Netflix)
Melhor Ator de TV – Drama: Brian Cox (Succession – HBO)
Melhor Série – Comédia ou Musical: Fleabag (Prime Video)
Melhor Atriz de TV – Comédia ou Musical: Phoebe Waller-Bridge (Fleabag – Prime Video)
Melhor Ator de TV – Comédia ou Musical: Ramy Youssef (Ramy – Hulu)
Melhor Minissérie ou Telefilme: Chernobyl (HBO)
Melhor Atriz de TV – Minissérie ou Telefilme: Michelle Williams (Fosse/Verdon – FX)
Melhor Ator de TV – Minissérie ou Telefilme: Russell Crowe (The Loudest Voice – Showtime)
Melhor Atriz Secundária de TV – Minissérie ou Telefilme: Patricia Arquette (The Act – Hulu)
Melhor Ator Secundário de TV – Minissérie ou Telefilme: Stellan Skarsgård (Chernobyl – HBO)