Nuno Reis destaca os feitos alcançados pelo desporto universitário e deseja para 2020 a concretização da implementação do voto eletrónico.
Ao longo do ano de 2019, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) enfrentou desafios e alcançou conquistas. Em entrevista à RUM, Nuno Reis, ainda presidente do órgão, destaca os feitos atingidos, tais como, a comemoração dos 30 anos de Enterro da Gata, a celebração dos 30 anos da RUM, com estúdios novos inaugurados e o café concerto no GNRation, e uma nova sede.
De frisar “um ano ao nível do desporto inigualável”, com três distinções do Estado Português, da Associação Europeia do Desporto Universitário e da Federação Académica do Desporto Universitário. Além disso, 2019 foi também o ano da redução do valor das propinas e do transpor da “barreira de um em cada dois estudantes estarem no Ensino Superior”.
A situação do ensino superior foi igualmente um tópico em análise. As questões do alojamento e a fragilidade das universidades ao nível financeiro são os assuntos de destaque do ano que passou.
“O Estado tem dificuldade em cumprir as suas promessas e quando aumenta as responsabilidades da Universidade sobre o seu orçamento e se compromete a fazê-lo não está a financiar as universidades diretamente, mas, sobretudo, a pagar”, explica Nuno Reis. Acrescenta que haviam expetativas para um aumento da contribuição para o Ensino Superior o que corresponderia a uma retribuição daquilo que as universidades têm pago.
A dias de deixar o cargo de presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis partilhou os seus desejos para 2020. “Uma AAUM que continue a crescer e a pegar nos projetos que foram lançados, como o de construir uma sede, reabilitar a de Azurém e, progressivamente, tornar ainda mais forte a ligação da Associação aos estudantes”, conferencia. Da mesma forma, a implementação do voto eletrónico é uma ambição. +
A nível pessoal, o estudante acredita que se vive nos dias de hoje “uma crise de identidade e de valores”. Por isso, anseia que a sociedade tenha um maior sentido de partilha.