Escrito e dirigido por Jill Culton, Abominável é o filme de um jovem yeti (conhecido Abominável Homem das Neves). Uma animação divertida e cativante, que transforma a criatura numa espécie de monstrinho querido e fofinho, que ganha logo o carinho do espetador.
Yi é uma jovem rapariga que sente a necessidade de se manter sempre ocupada. Talvez devido à morte do seu pai, que percebemos, desde logo, ter sido um momento muito marcante na sua vida. Mantém, desta forma, uma postura distante em relação à generalidade das outras pessoas, principalmente da mãe e da avó.
Inteligente e trabalhadora, não liga a tendências, nem a rapazes. Leva uma vida já de adulta. A rapariga arranja, assim, diferentes trabalhos em part-time para juntar algum dinheiro, com o intuito de realizar a sua viagem de sonho.
Um dia, ao descansar tranquilamente no seu “cantinho”, no cimo do prédio, apercebe-se de algo estranho no local. Assutada e curiosa, aproxima-se e fica chocada com o que vê: um yeti real, ali, mesmo em frente aos seus olhos.
O yeti tinha sido capturado e estava agora em fuga. Yi percebe rapidamente o que se está a passar e, aos poucos, cria uma relação especial com o Evereste, nome que lhe atribui. É, então, a partir daqui que se inicia toda uma viagem com os seus amigos, Jin e Peng. A aventura de Abominável tem por objetivo levar o seu novo amigo a casa e impedir que o capturem novamente.
Evereste possui poderes mágicos. Exerce-os através da natureza e produz, com eles, bonitos momentos visuais ao longo do filme. Yi não tem nenhum poder deste género. No entanto, possui muita força, ambição e coragem. A rapariga apresenta ainda um grande talento ao tocar violino, e talvez seja essa a sua forma de fazer magia. Mas, a certo momento da história, as cordas do seu violino estragam-se e é o yeti quem as concerta, ao substituí-las por fios do seu pelo. O violino torna-se, assim, ainda mais especial e poderoso.
Visto que estamos perante uma animação, posso dizer que visualmente, a produção peca pela simplicidade apresentada no desenho de algumas personagens. Porém, e como já referi, apresenta também momentos visuais incríveis e que, de certa forma, diminuem a relevância dos menos bons. A banda sonora é muito agradável no seu geral, com temas bem conhecidos.
Abominável apresenta-se, então, uma animação que não se direciona apenas para crianças. Mostra-se muito apelativa a outros públicos também. Demonstra que o que parece, por vezes, impossível, nem sempre é. É preciso, sobretudo, acreditar e, depois, será tudo uma questão de entrega, dedicação e coragem.
Título Original: Abominable
Direção: Jill Culton, Todd Wilderman
Argumento: Jill Culton
Elenco: Sarah Paulson, Eddie Izzard, Chloe Bennet
EUA | China
2019