Recentes investimentos da Câmara Municipal de Braga foram maioritariamente gastos na melhoria de estradas e vias de acesso.

O município de Braga investiu cerca de meio de milhão de euros em obras realizadas em Nogueiró e Tenões, nos últimos dois anos. Numa visita à União de Freguesias, na passada sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, sublinhou que as acessibilidades rodoviárias são essenciais para esta região, adiantando que as obras da Variante da Encosta deverão avançar a partir do mês de março.

“Esta é uma zona de acesso à universidade e a muitas empresas, pelo que esperamos que, a partir de março, se possa iniciar esta intervenção nesta zona da Cidade. Outro dos projetos prioritários passa pela intervenção na Rua Luís António Correia, em Nogueiró, que irá ordenar o trânsito e o estacionamento e, ainda, melhorar a circulação dos autocarros”, referiu o autarca.

Relativamente ao acesso ao Bom Jesus do Monte, Rio afirma que está disponível “para dialogar com a Infraestruturas de Portugal sobre esta matéria até porque a degradação das condições no acesso ao Bom Jesus, nomeadamente no que se refere à limpeza da via que, para além de inestéticas, representam um perigo para a segurança rodoviária”.

O mesmo se aplica à Escola D. Luís de Castro, um património relevante da história do concelho que continua ao abandono. “A CIM do Cávado tem um pedido junto da Direção Geral do Tesouro e Finanças para receber este ativo para a sua gestão, mas há quase quatro anos que continua sem resposta”, referiu.

Sobre as obras realizadas nos últimos dois anos, o presidente da CMB destacou o arranjo da zona envolvente à Igreja de Nogueiró, que constituiu um investimento superior a 220 mil euros, tal como as intervenções realizadas nos equipamentos escolares da União de Freguesias.

Já as obras no Largo Mãe d’Água, junto a uma das entradas do Bom Jesus, encontram-se na fase final. “Esta obra vem permitir um usufruto bastante maior do espaço por parte da população e é mais um contributo para melhorar a experiência de todos os que visitam o Santuário do Bom Jesus”, explicou.