Depois de uma digressão mundial de 100 concertos, Ariana Grande deu aos fãs um álbum ao vivo. k bye for now (swt live) é o primeiro álbum ao vivo da cantora estadunidense e não desiludiu os fãs da mesma. O projeto foi lançado dia 23 de dezembro.

A Sweetner World Tour foi anunciada em 2018 como forma de promover o então recém-lançado álbum de estúdio Sweetner. No entando, contra todas as expectativas na indústria musical americana, Ariana Grande lançou um quinto álbum de estúdio, thank you, next. Assim a série de concertos passou a estar ligada a ambos os álbuns.

observatoriog.bol.uol.com.br

O espetáculo teria, desta forma, de ter momentos dedicados a todos os cinco álbuns de estúdio da cantora o que resultou nas 32 músicas que estão presentes no álbum ao vivo. Assim, o álbum tem a extensão de 1h30. No projeto k bye for now (swt live) podem-se ouvir os sucessos mundiais, por exemplo, “God is a Woman”, “Thank You, Next”, “7 Rings” e “Into You”; assim como faixas mais conhecidas pelos fãs mais dedicados como “You’ll Never Know”, “goodnight n go”, “Only 1” e “Tattooed Heart”.

O álbum consiste na compilação das melhores versões vocais das gravações das performances. Com 100 concertos no espaço de quase 9 meses haveria muito por onde escolher, no entanto, as decisões foram feitas pela própria cantora. O álbum torna-se, assim, muito mais pessoal e menos comercialmente orientado. A alma das plateias foi mantida no pós-produção, desta forma todas as faixas têm a sua própria personalidade, evidenciada pela forma como os fãs vão reagindo no som de fundo.

Sendo uma das maiores estrelas Pop do mundo, Grande mostra neste álbum que a sua fama e sucesso são resultado de grande talento vocal e de produção. A qualidade de Ariana enquanto vocalista é primariamente representada na faixa introdutória do álbum, “raindrops (na angel cried)”, que é apresentada inteiramente a capella, e na reinterpretação ao vivo do sucesso “Dangerous Woman”.

Em “7 rings” e no “tears left to cry”, ouve-se momentos de interação entre Ariana Grande e o seu público que levam o ouvinte a sentir-se incluindo num destes concertos. Ao longo de todas as músicas, notam-se pequenas mudanças que Grande faz às suas músicas em concerto. Assim, mesmo que se conheça todos os cinco álbuns de estúdio de Ariana, ouvir k bye for now (swt live) continua a ser uma experiência destacada na discografia de Grande.

Apesar da digressão ter sido feita a solo, com a exceção de alguns convidados especiais, algumas das músicas que contavam com parcerias mantiveram o seu segundo interprete neste projeto. Assim, Nicki Minaj, Big Sean e Childish Gambino deixam a sua marca mais uma vez no portfolio de Ariana Grande. The Weeknd e Zedd, no entanto, não tiveram lugar nas apresentações ao vivo dos hitsLove Me Harder” e “Break Free”, respetivamente.

Em última análise, k bye for now (swt live), não é só uma ótima representação da artista que é Ariana Grande, como o é para o seu sentido de humor e para a relação que tem com os seus apoiantes. A cantora apresenta as músicas preferidas do público, assim como mostra novas interpretações de músicas mais juvenis e inexperientes do seu início de carreira. Toda a obra está estruturada de forma coerente e bem organizada, deixando o mundo à espera do seu próximo álbum e digressão.