Vai ser a quarta vez que Portugal acolhe o título.

Uma cidade portuguesa vai acolher, em 2027, a Capital Europeia da Cultura, em conjunto com uma cidade da Letónia. Leiria, Faro, Évora, Coimbra, Aveiro, Guarda, Oeiras, Braga e Viana do Castelo são os municípios que, até agora, mostraram interesse em apresentar a candidatura.

Com os olhos postos no final da década, cabe aos países responsáveis organizarem um concurso para a seleção da cidade que vai receber o título. As candidaturas devem ser apresentadas com seis anos de antecedência e, por isso, oficialmente, ainda nenhuma autarquia está na corrida. A decisão deve ser tomada até quatro anos antes da efeméride.

Braga foi a cidade escolhida em 2020 para receber o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico, que se vai traduzir na realização de diversas atividades culturais ao longo do ano no município. Este novo título, juntamente com a recente elevação do Santuário do Bom Jesus a Património Mundial pela UNESCO, pode impulsionar a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura.

A iniciativa de destacar duas cidades anuais para representarem a Capital Europeia da Cultura nasceu em 1985. Segundo a Comissão Europeia, alguns dos objetivos do projeto passam por “destacar a riqueza e a diversidade de culturas na Europa” e “fomentar a contribuição da cultura para o desenvolvimento das cidades”.

Portugal já acolheu, por três vezes, o título de Capital Europeia da Cultura: Lisboa em 1994, Porto em 2001 e Guimarães em 2012. Neste ano de 2020, as cidades escolhidas são Rijeka, na Croácia, e Galway, na Irlanda.