Foi em dezembro que Camila Cabello nos presenteou com projeto, Romance. Deixou-nos desde cedo apaixonados com o single “Señorita”, uma colaboração com Shawn Mendes, e com a expetativa de que o segundo álbum ia ser conhecido ainda em 2019. Romance revela um crescimento da jovem cantora, tanto a nível emocional, como a nível profissional.
Cabello surpreende-nos logo na primeira música. “Shameless”, single conhecido em setembro, é muito diferente do estilo habitual da artista, mostrando maturidade em fazê-lo. Fala essencialmente da intimidade de um casal e da capacidade de se sentirem confortáveis um com o outro e não terem medo de arriscar. Muitos fãs suspeitam que a música se dirija a Shawn Mendes, pelo facto de terem iniciado uma relação recentemente.
Como a maior parte das músicas deste projeto falam sobre o amor, “Living Proof” fala sobre um amor quase etéreo. A cantora acredita que esta pessoa apareceu do nada para a salvar, como se fosse um anjo. Esta é uma das melhores faixas do conjunto, tanto pela performance perfeita da artista, como pela qualidade na produção da música.
Em “Should’ve Said It”, Cabello retrata um relacionamento em que o timing não foi o melhor. A terceira faixa pode ser novamente dirigida para Shawn Mendes, na medida em que ambos gostaram um do outro em momentos diferentes. Apesar de tudo ter acabado bem e os dois estarem agora juntos, a artista confessa que se sentiu zangada com a situação e pelo cantor canadiano não ter dito nada acerca dos seus sentimentos.
A quarta música do conjunto é divertida e um pouco atrevida. “My Oh My” é uma colaboração com DaBaby em que Camila Cabello deixa de dar ouvidos aos seus pais e inicia uma relação com um rapaz em quem eles não confiam. No entanto, é o seu ritmo irreverente e a colaboração com o rapper que valorizam a música.
O single seguinte é talvez o mais conhecido deste projeto. “Señorita” é, também, aquela que poderá marcar o início da relação com Shawn Mendes, sendo a segunda colaboração entre os dois. Fala sobre uma relação com uma forte inspiração latina, tal como o nome sugere. Relata aquele início da relação entre os dois – tanto as personagens da música, como os próprios cantores –, em que afirmavam que eram apenas amigos, mas já mantinham uma relação mais íntima.
Ao longo do álbum, Cabello vai referindo que, durante algum tempo, escondeu os seus sentimentos por uma certa pessoa. “Liar” é a forma da jovem cantora mostrar que mentia a si mesma ao não se entregar e perder o controlo dos seus sentimentos. O single, apresentado juntamente com “Shameless”,possui um ritmo tipo salsa que combina de forma excelente com a letra.
Em “Bad Kind of Butterflies” percebe-se, através da letra, que se dirige ao ex-namorado Matthew Hussey. Camila Cabello já não se sentia bem na relação, daí o “bad kind of butterflies” que a deixava ansiosa, mas de uma forma negativa. A própria música transmite esse sentimento pelo baixo forte e impactante.
Uma das faixas mais bonitas do conjunto chama-se “Easy”. É inspiradora e mostra que todos merecemos ser amados, também pelos nossos defeitos. Estar com alguém que se ama faz-nos sentir quase como se fossemos mais merecedores do amor. Para além do tema sensível, a oitava do conjunto revela as capacidades vocais da jovem cantora.
Apesar de o tema já ser um pouco repetido, “Dream Of You” é daquelas que mostra os dotes vocais da artista. Aqui o amor que sente pela outra pessoa torna-se mais forte que nunca, sendo que tudo o que a artista faz fá-lo a pensar nesta pessoa.
Em “This Love” o ritmo animado abranda. Nesta balada, Camila Cabello fala-nos de um amor tóxico. Quando numa relação onde parece não haver uma saída, o melhor é mesmo libertarmo-nos deste amor e de todos os sentimentos resultantes. Percebemos a maturidade da artista, pela simplicidade e genuinidade com que canta.
A lista de músicas destinadas a Shawn Mendes continua com “Used To This”. No entanto, aqui as referências são mais óbvias e Cabello parece transmitir que está pronta para experimentar novos sítios e novos hábitos junto do cantor. É uma faixa apaixonante que relata o amor entre os dois de uma forma bonita.
“First Man” é a última e, talvez, a canção mais sentimental do conjunto. A faixa é dedicada ao pai da cantora e é descrita a relação entre eles, sendo dadas a conhecer algumas das preocupações do progenitor em relação aos companheiros de Cabello. Na sua voz, acompanhada pelo piano, sentimos uma certa comoção. De facto, no meio de todas as faixas dirigidas a possíveis namorados e ex-namorados, a artista vem acabar o álbum com uma música única.
Dentro do conjunto conhecemos ainda “Feel It Twice” e “Cry For Me”, que não se destacaram. São ambas um pouco repetitivas a nível do conteúdo lírico e não transparecem na totalidade as verdadeiras qualidades da artista.
Podemos, sem dúvida, afirmar que o romance é claramente o tema deste segundo álbum de Camilla Cabello. Numa altura em que a artista era rodeada por tantas emoções – resultantes das suas relações -, é natural que fosse este o foco das suas letras. Contudo, apesar da sua excelência profissional, 14 faixas sobre o mesmo assunto pode tornar-se aborrecido para alguns ouvintes.
Álbum: Romance
Artista: Camila Cabello
Editora: Epic Records & Syco
Data de lançamento: 6 de dezembro de 2019