A UMinho marca presença no evento desde 2012.
Através de várias curtas-metragens realizadas por alunos do Instituto de Ciências Sociais, a Universidade do Minho vai concorrer no Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto na categoria de Prémio Cinema Português – Melhor Escola. O evento, que acontece entre os dias 25 de fevereiro e 8 de março, no Teatro Rivoli, no Porto, celebra a 40.ª edição.
As curtas que vão representar a Universidade do Minho são “Galdino Gal e a Rua”, de Bruno Peters e Tryce de Melo, “Start Getting Bothered”, de Rafaela Gomes e Sofia Sumavielle, “Heresia”, de Miguel Nunes, “Riva”, de Rafaela Gomes, Claudia Rocha, Ana Margarida Nogueira, Carolina Martins e José Luís Brás, “O Escritor”, de Miguel Nunes, e “Fugaz”, de Carina Fernandes e Joana Mafalda Gomes.
A visualização das curtas tem data marcada para 2 de março, no pequeno auditório do Teatro Rivoli. Concorrem, na mesma categoria, a Universidade Católica do Porto, UTAD, EPI/ETIC, ESAP, Instituto Português de Fotografia, Escola Artística de Soares dos Reis e Cine-Reactor 24i.
O Fantasporto teve a sua primeira edição em 1981, como festival não competitivo. Ao todo, são 13 dias de programação que juntam atores, distribuidores e realizadores para assistir a vários géneros cinematográficos, alguns deles clássicos e outros em antestreia mundial.