O movimento “Braga para todos” emite comunicado sobre o descontentamento da colocação das tendas da Fan Zone na cidade no âmbito da realização da Final Four da Taça da Liga de futebol 2020.

“Braga para todos” é contra a colocação das tendas da Fan Zone na Arcada e na Avenida Central, no âmbito da edição da Final Four da Taça da Liga de futebol 2020. O movimento não quer o fim da iniciativa, mas sim a mudança de locais do evento. A Final Four da Taça da Liga de futebol 2020 arranca já dia 21 de janeiro.

“Não tencionamos que não se façam eventos, mas que se mudem para outros locais, como o parque de estacionamento do Altice Forum Braga que está apto para estas ações.” Afirmam que o argumento de que o centro da cidade atrai mais pessoas é “descabido”, “basta haver a comunicação certa para atrair as pessoas para os locais apropriados, que não é o Centro Histórico”, indica Elda Fernandes, líder do “Braga para Todos”.

O movimento defende ainda que a localização da iniciativa leva ao descontentamento de uma grande parte dos bracarenses e revela desrespeito à cidade. “Braga é uma cidade com um vasto património histórico e é óbvio que quem visita a cidade vem pela sua história e não para ver tendas. Um turista vem a uma cidade absorver a sua cultura”, acrescenta Elda Fernandes.

De qualquer das formas, não deixa de reconhecer que o presidente da Câmara Municipal “tem-se esforçado” para dinamizar o centro que, segundo o movimento, “estava abandonado pela falta de políticas de Mesquita Machado”, antigo presidente da Câmara de Braga. No entanto, afirma que este deve tentar “fomentar e dinamizar a cidade sem lhe tirar a identidade”.

No Facebook oficial do movimento, “Braga para Todos” equaciona a seguinte proposta que consiste “em imaginar o seguinte cenário: vai passar um fim-de-semana fora e escolhe uma cidade reconhecida a nível gastronómico, arquitetónico, social e encontra tendas na sua área pedonal, será que gosta? O que dirá a quem lhe pergunta o que achou? Braga merece mais!”