Golo de Toni Martínez ao cair do pano salva os minhotos da derrota.
O Estádio Municipal de Famalicão foi palco do jogo entre o FC Famalicão e o Marítimo. Em partida a contar para a 17ª jornada da Liga NOS, os insulares adiantaram-se no placar ainda na primeira parte, mas no último lance da partida, os visitados conseguiram o empate.
Com vontade de aproveitar o deslize do seu principal concorrente pelo terceiro posto, a equipa do FC Famalicão entrou em campo a tentar impor o seu jogo. Porém, uma equipa do Marítimo bem organizada dificultou a tarefa aos homens da casa, que não conseguiram criar chances de golo. Esta dificuldade famalicense ficou demonstrada quando, aos 22 minutos, após uma tentativa de corte falhada por Roderick, o avançado Joel Tagueu apareceu isolado frente a Vaná e não desperdiçou a oportunidade de inaugurar o marcador a favor do Marítimo.
Após o golo sofrido, o rendimento dos homens comandados por João Pedro Sousa foi aumentando gradualmente. Aos 32 minutos, Fábio Martins levantou a bola para a área contrária e René Santos esteve a centímetros de fazer um auto-golo que daria a igualdade ao FC Famalicão.
Até ao intervalo, a equipa famalicense teve várias oportunidades para reestabelecer o empate, com destaque para uma dupla chance ao minuto 45. Primeiro, Racic rematou ao lado da baliza de Amir, mas foi assinalado um livre perigoso por falta sobre o sérvio e, na sua conversão, Diogo Gonçalves voltou a fazer o esférico passar perto da baliza forasteira.
A segunda metade começou na mesma toada com que se fechou a primeira, com o FC Famalicão a entrar pressionante, em busca do golo. Logo à passagem do minuto 51, Diogo Gonçalves encontrou Fábio Martins sozinho na área, mas o extremo português rematou à trave.
Daqui em diante, a formação caseira mostrou-se incapaz de manter o mesmo ritmo, tornando-se cada vez mais escassas as oportunidades de perigo. Aliás, foi o Marítimo que criou calafrios, aos 71 minutos, com Rodrigo Pinho a aproveitar uma defesa incompleta de Vaná para acertar no poste. No entanto, o lance foi posteriormente invalidado por posição irregular do avançado brasileiro.
No último quarto de hora, o FC Famalicão voltou à carga e Fábio Martins esteve perto de marcar aos 77 minutos, mas Amir respondeu à altura. Já aos 87 minutos, o avançado Toni Martinez deixou o aviso do que viria a fazer depois, com um cabeceamento por cima da trave madeirense. Quando tudo já fazia prever a derrota famalicense, no último minuto de compensação dos cinco dados por Rui Oliveira, o avançado espanhol aproveitou um livre cobrado por Coly e desviou para o fundo das redes defendidas por Amir, estabelecendo, desta forma, o resultado final em 1-1.
Com este empate, o FC Famalicão termina a primeira volta do campeonato na terceira posição com 31 pontos conquistados. O próximo confronto dos famalicenses volta a ser no Estádio Municipal de Famalicão, no dia 26, frente ao Santa Clara.