Dragões tentam ganhar troféu pela primeira vez. Estatísticas pouco animadoras.

Os dragões já venceram todas as provas em Portugal, exceto a Taça da Liga. O FC Porto participou em todas as edições, 13 com a que ainda decorre, e as fases finais têm-se revelado complicadas para os azuis e brancos.

A formação portista chegou por oito ocasiões à meia final da competição, e só por três vezes conseguiu carimbar o passaporte para o derradeiro embate. Na final, os dragões nunca conseguiram sair por cima, sendo que a última vez foi na época passada, em que a turma orientada por Sérgio Conceição perdeu com o Sporting CP. Nas 13 edições, o conjunto da invicta soma 49 jogos, 25 triunfos e 11 derrotas. Se traduzirmos em percentagens, o FC Porto vence 51% das partidas e perde 22%.

Tiquinho Soares e Jackson Martinez são os goleadores máximos dos azuis e brancos na prova com seis golos em nove jogos. O brasileiro, melhor marcador da presente edição a par com Léo Bonatini, tem a oportunidade de se isolar, uma vez que o colombiano já não faz parte dos portistas. Marega com quatro golos em tantos jogos como os compatriotas, espreita também o recorde.

Com mais minutos dentro das quatro linhas, Maicon é ainda o jogador de dragão ao peito com mais tempo na prova, com 1543 minutos. Com melhor possibilidade de apanhar o central brasileiro, mas ainda longe, Ivan Marcano conta com 1061 minutos.

O FC Porto tenta por isso vingar a final perdida da temporada passada, mas antes tem de ultrapassar o Vitória SC. No caminho até ao troféu as probabilidades parecem não ajudar uma vez que a formação da invicta fica pelas meias-finais em 62,5% das ocasiões.