A data definida para a hasta pública que visa a alienação da Fábrica Confiança vai ocorrer dia 14 de fevereiro no gnration. Ricardo Rio não espera vender o imóvel por mais de 3.6 milhões de euros.

De acordo com o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, o ato público permitirá a eventuais interessados consultarem o processo e fixarem o valor pelo qual pretendem comprar o edifício.  No entanto, o autarca admite não esperar vender o imóvel por mais que o valor base estipulado, 3.6 milhões de euros.

Em declarações à RUM, Ricardo Rio acredita que a avaliação do imóvel “é bastante sustentada para aquilo que é a realidade e capacidade construtiva”. Visto que em 2019, a hasta pública teve de ser travada por providências cautelares interpostas pela Plataforma Salvar a Fábrica Confiança, Rio afirma também que a autarquia está agora preparada “para tudo”.

O presidente explica que a autarquia deu “o tempo necessário para que os interessados se possam dirigir à CMB para consultarem os documentos, ficarem esclarecidos sobre todos os pontos, nomeadamente o pedido de informação prévia (PIP)”.

Após a aprovação do PIP, o município realizou um caderno de encargos que salvaguarda as dimensões da antiga fábrica e prevê a construção de um novo edifício destinado exclusivamente a residência universitária. O documento prevê também a criação de um centro interpretativo/museu da memória da Confiança e serviços de apoio à residência universitária.