A campanha “Cidades Resilientes” pretende honrar o perfil de resiliência e reduzir os riscos de desastres entre governos locais e comunidades urbanas em todo o mundo.

As Nações Unidas integraram Guimarães na campanha “Cidades Resilientes”, no decorrer do trabalho desenvolvido pelo município no âmbito da Proteção Civil. Esta é uma iniciativa da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes.

Guimarães assume a visão estratégica da Proteção Civil Municipal, consciente dos riscos existentes, assegurando a existência de infraestruturas e serviços organizados. Deste modo, pretende minimizar os efeitos de eventuais acidentes graves ou catástrofes, zelando pela proteção dos cidadãos.

O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança e a representante especial das Nações Unidas para a Redução do Riscos de Desastres, Mami Mizutori, já assinaram o documento que oficializa a entrada da cidade nesta iniciativa. De acordo com o documento referido, “estão em curso diversos projetos e já implementadas boas práticas pelo município, que permitiram o reconhecimento do UNDRR”.

O Serviço Municipal de Proteção Civil pretende continuar o desenvolvimento e a realização de projetos que promovam a proteção dos bens do município e a segurança das pessoas, tantos dos habitantes do concelho como de quem visita Guimarães.