Bradley Cooper celebra este domingo, dia 5 de janeiro, 45 anos. Desde de O Sexo e a Cidade (1999), passou por Sniper Americano (2014) até Assim Nasce Uma Estrela (2018), o ator transformou a sua própria imagem em Hollywood e aclama-se como um dos melhores da atualidade.
Nasceu na Filadelfia, filho de Gloria Campano e John Cooper. Em 1997 graduou-se em Inglês no Programa de Honra da Universidade de Georgetown. Imediatamente depois, mudou-se para Nova York para se matricular no programa de Mestrado de Belas Artes em Atuação da Universidade New School.
Enquanto estudava, começou a carreira em O Sexo e a Cidade, como convidado, onde contracenou com Sarah Jessica Parker, em 1999. Com alguns pequenos trabalhos pelo caminho, o americano estreou-se no cinema em 2001, no filme Wet Hot American Summer. Em 2005, alcançou Hollywood, com a produção Os Fura-Casamentos.
Bradley Cooper chegou ao estrelato através do protagonismo na trilogia A Ressaca (2009-2013). Graças à última, foi nomeado ao Prémio MTV Movie de Melhor Atuação Cómica e ao Prémio Satellite de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical. A partir daqui, a carreira do ator, cineasta e produtor assume uma trajetória que o destaca como um dos melhores atores da década. Nos dois anos seguintes, recebeu diversas indicações pelas suas interpretações em trabalhos como Soldados da Fortuna (2010), Sem Limites (2011) e A Ressaca II (2011).
É em Guia Para Um Final Feliz (2012) que conhecemos o potencial do intérprete para lá das típicas comédias. Destaca-se com uma representação mais profunda e complexa do que as anteriores, que lhe valeu a primeira nomeação ao Óscar de Melhor Ator e aos prémios BAFTA, Globo de Ouro e Screen Actors Guild, na mesma categoria.
No entanto, o ator não parou por aí. Em 2013, foi novamente aclamado pelos críticos pelo papel em Golpada Americana, o que o levou à conquista de nomeações nos mesmos prémios do ano anterior.
Em 2014, torna-se o décimo ator na história a receber uma indicação Óscar na categoria de atuação por três anos consecutivos, tudo graças à de Chris Kyle em Sniper Americano. Mais uma atuação louvada pelos críticos, que nos oferece um olhar humanista sobre os horrores da guerra, os traumas e dilemas de um soldado não tão inocente. É ainda neste ano que se junta ao universo Marvel como Rocket, em Guardiões da Galáxia, uma das personagens mais carismáticas e adoradas pelos fãs.
O mais recente sucesso, o qual não só protagonizou, como realizou, Assim Nasce Uma Estrela (2018), rendeu-lhe talvez o maior número de aclamações, tanto do público, como dos críticos profissionais. O drama destacou o talento do americano, não só como ator, mas também como músico e diretor, tarefa na qual aqui se estreia. Adquiriu, com o trabalho, diversas nomeações, entre elas Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor em diversas premiações, desde os BAFTA aos Óscares.
Bradley Cooper revelou-se, nos passados dez anos, como um ator versátil e capaz de fazer jus a papéis para além da comédia. É significante a conquista do seu espaço e relevância em Hollywood. Celebramos o 45º aniversário o intérprete e o inicio de uma nova década, que esperamos ser tão fértil para a sua carreira como a anterior.