Jonathan Kimble Simmons, mais conhecido na sétima arte por J. K. Simmons, completa esta quinta-feira, dia 9 de janeiro, 65 anos. O ator americano é principalmente conhecido por interpretar personagens com curto temperamento, que intimidam os restantes.

Filho de Patricia Kimble e Donald William Simmons, o intérprete nasceu em Grosse Pointe, Michigan. Apaixonado pela música, o seu primeiro plano não era tornar-se ator, mas sim cantor e compositor. Para atingir este objetivo, estudou na Universidade de Montana.

J. K. Simmons começou a sua carreira na Broadway, onde protagonizou tanto Capitão Gancho como o Senhor Darling, em Peter Pan. Foi numa das digressões do espetáculo que conheceu Michelle Schumacher, agora sua mulher e mãe dos seus filhos, Olivia e Joe Simmons.

Whiplash - Nos Limites, 2014

O ator chegou à televisão pela primeira vez em 1996, na voz do M&M amarelo. A substituição de John Goodman no anúncio revela-se ainda um dos trabalhos pelo qual é mais conhecido. Apenas o lendário papel de professor Terence Fletcher, em Whiplash – Nos Limites (2014) e as inúmeras participações em Homem-Aranha poderiam superar o estrelato que lhe valou o pequeno amendoim amarelo.

O americano é especialmente lembrado pela interpretação de personagens duros, intimidantes e com o temperamento curto. Tanto Whiplash – Nos Limites, como Homem-Aranha são bons exemplos disto, mas não só. Também o seu papel na série Oz (1993-2003), da HBO, entra nesta contagem.

J. K. Simmons não só celebra, em 2020, 65 anos de vida. Completa ainda, este ano, 30 anos de carreira no cinema, onde se estreou em 1990, com Lei e Ordem. No entanto, o intérprete não tenciona abrandar. Apenas entre 2016 e 2018 participou em 13 filmes e cinco séries. “Gosto de me manter ocupado”, admitiu em entrevista a Stephen Colbert, em direto do The Late Show. E é verdade, o ator ainda não parou. E, em nome do cinema, ainda bem.