Rod Stewart – nome grande do Rock internacional – completa hoje 75 anos. O londrino de origem escocesa é um dos mais aclamados artistas da indústria musical, e a sua voz é ainda hoje a sua imagem de marca.

O sangue escocês sempre foi motivo de orgulho para Stewart, dedicando-lhe uma das suas músicas mais famosas: “You’re In My Heart” foi um hit cheio de sentimento dedicado à terra dos pais. Apesar deste sentimentalismo, Rod sempre foi tido como uma figura irreverente: enquanto jovem e músico de rua, o britânico chegou a ser deportado para Espanha por “vadiagem”, além de uma detenção por se manifestar contra o armamento nuclear.

Ao mesmo tempo que iniciava a sua cinquentenária carreira a solo, Rod Stewart construiu a sua popularidade em bandas como os The Faces. A banda não durou muito – apenas 6 anos – mas deixou-nos músicas como “Stay With Me” ou “Cindy Incidentally”. Após o término do grupo, Stewart pôde finalmente solidificar a sua carreira.

Em crescendo de popularidade, vários êxitos alcançaram grandes classificações nas listas das músicas do momento. “Tonight’s The Night”, “Sailing” e “I Don’t Want To Talk About It” tornaram-se temas emblemáticos do artista. Mas foi no ano de 1978 que saiu a sua obra-maior: “Da Ya Think I’m Sexy?” alcançou o topo de todas as paradas e foi, em 2004, inserida numa lista das 500 melhores músicas da História pela Rolling Stone.

A rouca voz de Rod Stewart é ainda hoje um símbolo do artista. Todos reconhecemos o toque áspero e agradável da voz do londrino que, por ser tão distinta do costume, nos chama tanto à atenção. Sempre com letras que condiziam com a sua irreverente personalidade, Rod Stewart atraía a juventude que, no começo do seu sucesso, se começava a rebelar contra as imposições sociais. A ascensão do cantor coincidiu com o nascimento dessa nova cultura – a cultura Punk.

Provavelmente o momento mais honroso da sua vida ocorreu em outubro de 2016, quando recebeu o título de Sir das “mãos” do Príncipe William – um reconhecimento da contribuição do músico para o desenvolvimento da música. Aliás, os números não enganam: 265 milhões foi o número de álbuns vendidos por Rod “the Mod”, como é também conhecido.

Para colmatar todo este sucesso,  foi considerado o 23º melhor artista de todos os tempos pela mesma revista que atribuiu tão boa classificação à música “Da Ya Think I’m Sexy?”- a Rolling Stone.

Na época do Rock, Stewart nunca foi apenas mais um rockstar, ocupando sempre um destacado lugar neste grupo de artistas. Recentemente em Portugal, o artista que celebra hoje 75 anos parece ainda estar para as curvas. Para terminar: parabéns, Rod Stewart.