Rui Oliveira tomou posse como presidente da AAUM na passada sexta-feira.
Os três órgãos de governos da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) – Direção, Conselho Fiscal e Jurisdicional e Mesa da Reunião Geral de Alunos – tomaram posse para o mandato de 2020, na passada sexta-feira, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho.
“Sucesso” é uma das palavras referidas por Rui Oliveira, onde realça que: “O sucesso não se encontra nas metas ou conquistas que atingimos, mas na diferença que somos capazes de provocar nas pessoas que nos rodeiam”. O novo presidente assegura que os novos membros da AAUM se encontram preparados para “defender os legítimos interesses dos estudantes”, salienta, ainda, a importância da educação: “ O Governo tem assim uma árdua e importante tarefa de reverter o constante atraso no que diz respeito às políticas do Ensino Superior”.
O reitor da academia desafiou a nova direção a desenvolver atividades que promovam uma maior participação da comunidade académica. Rui Vieira de Castro, sublinha também “o compromisso da AAUM com os estudantes”.
Nuno Reis faz um balanço “da jornada desafiante” em que embarcou, citando José Saramago: “A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra”. Deixa ainda um “eterno obrigada” com perspetiva de recomeçar a sua viagem.
Na cerimónia estiveram presentes Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, Nuno Reis, presidente cessante da AAUM, Rui Oliveira, presidente eleito da AAUM a x de dezembro, e Valente de Oliveira, presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho.