Depois de mais de um ano de trabalho, o serviço conseguiu aprovação positiva, tornando-se nos primeiros Serviços de Ação Social do país a conseguir esta distinção.

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) implementaram, em 2018, um Sistema de Gestão Ambiental, no âmbito do Plano Estratégico de Sustentabilidade. Um ano mais tarde, os SASUM ganharam a certificação que os distingue dos restantes Serviços de Ação Social em Portugal.

Para alcançar este objetivo, os SASUM recorreram a uma reavaliação de toda a conformidade legal, foram definidos e operacionalizados diversos indicadores de controlo e, ainda, desenvolvidos múltiplos projetos específicos.

“Foram também identificados os aspetos ambientais mais significativos da Organização, que serviram de base para a conceção e implementação de estratégias de curto, médio e longo prazo”, afirmou Diogo Azeres, do Gabinete de Sustentabilidade. Salientou, ainda, como isso possibilitou “aumentar a resiliência ambiental de toda a Organização e contribuir, de forma efetiva, para o combate às alterações climáticas e societais verificadas nas últimas décadas”.

Foram, também, renovadas as certificações referentes ao Sistema de Gestão da Qualidade e Sistema de Gestão da Segurança Alimentar. Desta forma é possível transmitir junto da comunidade académica, confiança nas atividades promovidas pelos SASUM como garante de boas práticas de prestação de serviços e apoios no que diz respeito às bolsas de estudo, alimentação, alojamento, apoio médico e psicológico e atividades desportivas e culturais.

De recordar que a UI GreenMetric World University Rankings 2019 classificou a Universidade do Minho como a 55ª universidade mais sustentável do mundo, sendo a número um em Portugal.