Minhotos e leões estiveram empatados até aos instantes finais, mas os bracarenses conseguiram a vitória.

SC Braga e Sporting CP defrontaram-se esta terça-feira para a primeira meia-final da final four da Allianz Cup 2020. O jogo, que teve lugar no Estádio Municipal de Braga, terminou com a vitória dos minhotos por 2-1.

O SC Braga foi o primeiro a chegar perto da baliza adversária com um lance de perigo aos 3 minutos, mas o remate de Paulinho saiu ao lado da baliza leonina. Contudo, o golo bracarense não tardou a chegar. Ricardo Horta abriu o marcador ao minuto oito e pôs os minhotos em vantagem.

Os arsenalistas conseguiram sair bem com a bola e criar algumas jogadas de perigo para a defesa dos leões. O primeiro amarelo do jogo foi mostrado a Sequeira e também Ricardo Esgaio foi advertido, mostrando a intensidade do jogo.

Novais ainda atirou para a baliza aos 21 minutos, mas Luís Maximiano negou o segundo aos bracarenses. O Sporting CP ainda tentou aproximar-se da baliza, mas a defesa minhota travou jogadas ousadas com sucesso.

Aos 35 minutos, Galeno fez tremer a defesa verde e branca, mas o remate saiu por cima da trave. O jogo continuou com um bom ritmo até ao golo do empate. Matheus não conseguiu travar o remate de Mathieu, que voltou a estabelecer a igualdade no marcador.

Empatadas ao intervalo, as equipas subiram ao relvado apenas com uma alteração na equipa leonina. O SC Braga entrou coeso na segunda parte e lançou-se no ataque. A pressão dos minhotos fez-se sentir e foram vários os lances que passaram rentes à baliza dos lisboetas.

Aos 61 minutos, Bolasie viu o cartão vermelho num lance com recurso ao vídeo-árbitro.  A equipa do Sporting CP ficou reduzida a 10 elementos e os bracarenses aproveitaram para continuar a jogar ao ataque e tentar chegar ao golo.

Rúben Amorim fez mexer a sua equipa e lançou o jovem Francisco Trincão. Já do lado do Sporting CP, Luís Neto foi a jogo para compensar a defesa sportinguista. A turma arsenalista manteve o bom nível de jogo e conseguiu aproveitar os espaços vazios na defesa do adversário, mas os remates não saíram com a pontaria desejada.

O treinador bracarense voltou a recorrer às substituições e, desta vez, deu oportunidade a Rui Fonte e André Horta de ajudarem a equipa em busca da vitória. O SC Braga voltou a ditar o ritmo de jogo, mas não foi suficiente para chegar ao golo.

Um lance nos instante finais da partida ditou o resultado final. Paulinho cabeceou, aos 90 minutos, para o golo que deu a vitória aos arsenalistas e carimbou a passagem para a final da competição. Numa jogada após este tento, Mathieu fez falta sobre Ricardo Esgaio, levou vermelho direto e os ânimos de todos que estavam em campo exaltaram-se.

Junto ao banco do Sporting CP gerou-se confusão, com os seguranças a intervir e a ter de segurar em Ristovski. Quando os ânimos acalmaram, Nuno Almeida sacou os cartões do bolso para mostrar a vários jogadores. Galeno, Ristovski e um dirigente do SC Braga levaram amarelo. Já os suplentes Eduardo, guarda-redes dos minhotos, e Borja, defesa leonino, levaram vermelho.

O SC Braga reservou lugar na final da Allianz Cup 2020, deixa para trás o Sporting CP e fica a certeza de que vai haver novo campeão de inverno. Na próxima quarta-feira será realizada a segunda meia-final que ditará o adversário do SC Braga na final.