A eficácia bracarense foi essencial numa vitória difícil.
Nesta sexta-feira, o SC Braga deslocou-se ao Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto, no jogo que abriu a jornada 17 da Liga NOS. Os minhotos foram mais fortes do que os azuis e brancos e venceram por 1-2. Esta foi a primeira vitória do SC Braga na Invicta nos últimos 15 anos, depois do triunfo por 1-3 em 2004/05.
O SC Braga entrou pressionante e com intensidade elevada, de modo a chegar rapidamente ao golo. O mesmo acabou por acontecer pelo intermédio de Fransérgio, que finalizou na sequência de um pontapé de canto, aos seis minutos. O lance, primeiro, foi anulado por alegado fora-de-jogo, mas o vídeo-árbitro (VAR) reverteu a decisão.
A partir do primeiro golo, a formação da casa foi crescendo e criando algumas oportunidades de golo, nenhuma delas concretizada. A mais flagrante foi uma grande penalidade que Alex Telles desperdiçou, com Matheus a defender. As equipas regressaram aos balneários com o resultado de 0-1.
Na segunda parte, os dragões começaram com mais vontade de chegar ao golo, dispondo de várias oportunidades, uma delas novamente da marca dos onze metros. Desta vez foi Soares que assumiu a marcação, mas acertou no poste. O brasileiro redimiu-se mais tarde e reduziu para os anfitriões, ao encostar um cruzamento de Marega. Depois dos 70 minutos, os minhotos reapareceram na partida e fizeram o segundo golo, novamente num pontapé de canto, desta vez por Paulinho. Até ao fim, a formação de Sérgio Conceição não conseguiu responder e a turma de Rúben Amorim voltou a criar perigo. No fim dos 90 minutos, o resultado final era de 1-2 para os visitantes.
Come este resultado, o FC Porto pode perder terreno para o primeiro lugar, dependendo do resultado do dérbi lisboeta. Por sua vez, os arsenalistas podem distanciar-se do Vitória SC no quinto lugar. As duas equipas viram agora atenções para a final four da Allianz Cup, com o SC Braga a defrontar o Sporting CP e os portistas a medirem forças com o Vitória SC.