Universidades portuguesas uniram-se com o propósito de valorizar o desporto junto de toda a comunidade académica.

O sexto Encontro Nacional de Serviços Desportivos termina esta quarta-feira. As 12 instituições de ensino superior que participam no evento estão juntas na missão de valorizar e alargar o desporto formal e informal a toda a comunidade e vão, agora, escolher o próximo local que irá receber o encontro, em 2021.

No que toca à academia minhota, o reitor Rui Vieira de Castro, frisou que a universidade tem vindo a criar boas condições para a prática desportiva, através da aposta na acessibilidade e em técnicos especializados.

Para além disso, destacou a “especial sensibilidade” dos Serviços de Ação Social relativamente aos menus servidos na cantina, como a aposta na diversificação da oferta, de modo a atender aos interesses de toda a comunidade.

Ainda assim, não é só na academia minhota que se aposta em projetos de integração do desporto. Em entrevista à RUM, Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro, anunciou que estão a preparar uma equipa de basquetebol. Para o reitor, o desporto funciona como um mecanismo fulcral de integração.

Pela Universidade do Porto a pró-reitora, Joana Carvalho, referiu que a Faculdade de Desporto está comprometida em combater o sedentarismo junto dos alunos e funcionários. “É fundamental incentivar a comunidade a ter estilos de vida ativos”, afirmou.

Face a isto, vários foram os participantes que concluíram ser necessário uma mudança de mentalidades relativamente aos docentes, que muitas vezes acabam por não atribuir o devido valor à prática desportiva.