Manuel Lopes, presidente da Câmara Municipal de Valença, apela à separação do lixo produzido nos serviços municipais do concelho de forma a “garantir um futuro melhor para todos”.
A partir do dia três de fevereiro, o município de Valença vai fazer a reciclagem do lixo de todos os serviços municipais. Todos vão estar equipados com ecopontos, permitindo assim a recolha dos desperdícios recicláveis.
“Hoje podemos dizer que vivemos melhor que os nossos antepassados, mas a melhoria da nossa qualidade de vida está associada ao aumento do consumo e consequentemente ao aumento dos resíduos”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Valença, que considera esta medida “importante e responsável” para o futuro das gerações futuras.
Sendo o lixo um factor problemático para o ambiente, Manuel Lopes revela a ambição de querer implementar esta prática a todas as instituições e meio empresarial do concelho. Admite, ainda, o desejo de promover uma cultura da reciclagem a toda a sociedade, de modo a tornar-se um hábito diário. “Separar os resíduos é fácil e está ao alcance de todos. Animo todos os cidadãos que ainda não o fazem a juntar-se a esta causa.”, rematou Manuel Lopes.
Outras práticas ambientais que seguem o objetivo estratégico “Valença Mais Amiga do Ambiente” estão também a ser estudadas para uma futura implementação.