A 92.ª cerimónia dos Prémios da Academia realizou-se na madrugada desta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, em Los Angeles. O Dolby Theatre recebeu a mais antiga gala do mundo do cinema, numa noite de emoção e muitas surpresas.

Em 2019, a 91.ª cerimónia não teve um apresentador fixo, devido a comentários homofóbicos feitos por Kevin Hart, que levaram à retirada do convite. Por se revelar uma experiência positiva, a Academia decidiu manter o mesmo sistema.

1917 foi a desilusão da noite. O grande favorito apenas venceu três prémios de entre dez nomeações. Parasitas foi a produção que superou o trabalho de Sam Mendes e se tornou a maior surpresa da gala. A longa-metragem de Bong Joon-ho arrecadou quatro Óscars, entre eles Melhor Filme e Melhor Realizador.

A 1917 junta-se também Joker. O maior nomeado revelou-se também um dos grandes perdedores, tendo vencido apenas os prémios de Melhor Banda Sonora Original e Melhor Ator, atribuídos a Hildur Guðnadóttir e Joaquin Phoenix, respetivamente.

Le Mans ’66: O Duelo também surpreendeu. Com apenas quatro nomeações e sem fazer parte dos favoritos, o filme chegou de mansinho e venceu dois prémios.

Quanto a estreias, o maior destaque foi Parasitas, de Bong Joon-ho, o primeiro filme sul-coreano a ser nomeado nos Óscares. Por outro lado, Laura Dern, vencedora do prémio de Melhor Atriz Secundária, graças a História de um Casamento, pode mesmo dizer que “à terceira é de vez”. Três vezes nomeada aos Prémios da Academia, a americana levou finalmente uma estatueta para casa.

A 92.ª cerimónia dos Óscares contou ainda com algumas atuações brilhantes. O momento mais emotivo da noite foi o In Memoriam, que contou com uma performace de Billie Eilish a homenagear as personalidades da Sétima Arte falecidas no último ano.

 

Confira a lista de vencedores:

Melhor Filme: Parasitas
Melhor Realizador:
Bong Joon-ho (Parasitas)
Melhor Atriz:
Renée Zellweger (Judy)
Melhor Ator:
Joaquin Phoenix (Joker)
Melhor Atriz Secundária:
Laura Dern
Melhor Ator Secundário:
Brad Pitt
Melhor Guião Original:
Bong Joon Ho e Han Jin Won (Parasitas)
Melhor Guião Adaptado: Taika Waititi (Jojo Rabbit)
Melhor Filme Internacional:
Parasitas
Melhor Filme de Animação:
Toy Story 4
Melhor Documentário:
American Factory
Melhor Cinematografia:
1917
Melhor Edição:
Le Mans ’66: O Duelo
Melhor Caracterização: Bombshell – O Escândalo
Melhor Guarda-Roupa:
As Mulherzinhas
Melhor Direção de Arte: Era uma vez… em Hollywood
Melhor Banda Sonora Original:
Hildur Guðnadóttir (Joker)
Melhor Canção Original: “I’m Gonna Love Me Again” (Rocketman)
Melhor Edição de Som:
Le Mans ’66: O Duelo
Melhor Mistura de Som:
1917
Melhores Efeitos Especiais:
1917
Melhor Curta-Metragem:
The Neighbour’s Window
Melhor Curta-Metragem de Animação:
Hair Love
Melhor Curta-Metragem de Documentário:
Learning to Skateboard in a War Zone If You’re a Girl