Um sopro de literatura atingiu a cidade de Braga com a apresentação do livro “A Senhora Professora”, vencedor do Prémio Literário Germano Silva 2019. Boa disposição foi uma das características que marcou a sessão.
No passado sábado à tarde, dia 8, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva abriu portas para a divulgação da obra “A Senhora Professora”, escrita por Rui Damásio, jovem natural de Alturas do Barroso, Boticas. Consagra-se um romance histórico, o livro foi o premiado da segunda edição do Prémio Literário Germano Silva, uma iniciativa organizada por parte do Rotary Club de Penafiel.
Num ambiente intimista, a apresentação da obra ficou a cargo de Fernanda Pereira, amiga do autor, que não escondeu a satisfação nas palavras proferidas. A sessão também contou com a presença de representantes do Rotary Club de Penafiel, entre os quais o Presidente, Miguel Rodrigues, e o Comissário do Prémio, Rui Rodrigues.
Mantendo um sorriso estampado no rosto, o jovem escritor revelou que “A Senhora Professora” é uma viagem ao passado, que remonta ao Estado Novo português, onde é possível assistir-se à “descrição pormenorizada dos problemas da época”. Rui Damásio explicou ainda que, para além das vivências na sua terra natal, foram também as histórias que ouvia da avó que estiveram na base de inspiração para a origem do livro.
A apresentação terminou com aplausos vindos da plateia e com a promessa do recém escritor de que a vontade de escrever livros não ficará por aqui.