O tributo ao cantor minhoto teve a forma de um concerto memorável e repleto de emoções, onde não faltou energia e boa disposição.
Na noite deste sábado, dia 8 de fevereiro, o Theatro Circo, em Braga, abriu as portas para o espetáculo de homenagem a António Variações, protagonizado pela banda do filme biográfico sobre o artista. O conjunto em palco contou com Sérgio Praia, ator com o papel de Variações no filme e cantor debutante, Armando Teixeira, teclista e diretor musical do grupo, entre outros músicos.
O concerto iniciou com o tema “Perdi a Memória”, primeiro em som de fundo com a voz do cantor original e, depois, com o som da banda. Os acenos constantes do vocalista antecipavam já a aproximação ao público, que foi crescendo ao longo do espetáculo.
Logo de seguida, foi a vez do conhecido “Anjo da Guarda”, que deixou a audiência mais entusiasmada e a bater palmas ao ritmo da música. A um certo momento, o cantor desceu à plateia e saudou os presentes com a sua energia contagiante.
A seguir, “Teia” abraçou o público com o seu ritmo e sensualidade, bem presentes nos movimentos de Sérgio Praia ao estilo de Variações. “Voz Amália de Nós” também não deixou ninguém indiferente e fez o público cantar em coro.
As canções que se seguiram provocaram grande euforia. Ouviu-se “Erva Daninha Alastrar”, que surpreendeu com um ritmo samba no final, “O Corpo é que Paga”, durante a qual o cantor desceu novamente à plateia, “Canção do Engate”, que não podia deixar de ser uma das canções mais aplaudidas, e “Toma o Comprimido”, que fez o público levantar-se e dançar energicamente.
“Visões-Ficções”, canção que se seguiu, trouxe ao concerto uma carga mais reflexiva e intimista. Apenas com um foco de luz dirigido a si, o artista passou a mensagem do tema num tom confessional, que emocionou os mais sensíveis.
Depois, foi a vez de se escutar “Na Lama”, tema que agradou visivelmente os presentes e que também os fez cantar, e “Estou Além”, que não podia deixar de animar o público e durante o qual o vocalista aproveitou para apresentar os restantes elementos da banda.
Por último, ainda houve tempo para mais duas canções, desta vez “Quero Dar nas Vistas”, um inédito incompleto que foi acabado para o filme, e “Maria Albertina”, tema conhecido de todos os presentes e que, assim, encerrou em festa o concerto.
O projeto musical surgiu no âmbito do filme “Variações”, que estreou nos cinemas portugueses a 22 de agosto do ano passado, obtendo um grande número de espectadores. A primeira aparição da banda deu-se ainda em julho, no festival NOS Alive, com três concertos no EDP Fado Café, que marcaram a estreia de Sérgio Praia como cantor e o regresso do músico Armando Teixeira, responsável pela banda sonora do filme.