Dirigido por Jan Komasa, Corpus Christi- A Redenção é o filme polaco nomeado ao Óscar de Melhor Filme Internacional. Foca-se num tema usado diversas vezes no campo da cinematografia, a religião. Mas a perspetiva que oferece é fresca e consegue criticar de forma a colocar o espetador numa posição de profunda reflexão.

Bartosz Bielenia interpreta Daniel, um jovem problemático, mas altamente católico, que sai da prisão e tenta enfrentar um destino de operariado numa serração. No entanto, de forma não propositada, o protagonista consegue dar a volta à situação. A personagem coloca-se na posição de padre de uma pequena vila. Enfrenta então, não só o perigo de ser descoberto (uma vez que nunca foi a um seminário), como também os problemas sociais presentes no local.

Corpus Christi

Uma viagem. É esta a frase que melhor descreve Corpus Christi- A Redenção. Os vários enredos ligam-se, bem como todas as personagens têm um significado específico e representam exatamente o que têm de representar. Trata-se uma longa-metragem que não tem nada de longo, nem de curto. Tem a duração perfeita para agarrar o espectador e deixar a mensagem que pretende.

A nível audiovisual, tudo cai que nem uma luva. A banda sonora relaciona de forma verídica o ambiente e o estilo de vida que o protagonista leva por detrás da religião. A iluminação negra e misteriosa promove o clima de tensão e mórbido por qual tanto se destaca.

Corpus Christi

A nomeação é justificada ainda pelo elenco. O destaque vai para Lukasz Simlat, que interpreta o padre Tomasz. Embora tenha breves passagens no trabalho, a sua presença, nas cenas em que se encontra, não passa despercebida. Também o argumento ajuda a atribuir esta importância à personagem, que demonstra ser a figura defensora da Igreja.

Corpus Christi- A Redenção é, então, um filme a ser visto obrigatoriamente. Trata-se de uma experiência que coloca o indivíduo em confronto com diversos aspetos e o faz refletir sobre a ética a todos os níveis. O título, por si só, mostra a intensidade presente na peça cinematográfica e destaca-se de várias formas.