Os agrupamentos do concelho vão passar a possuir nove modalidades desportivas, numa iniciativa que parte do programa de educação do Município de Guimarães.

“Petizes felizes” é o nome deste projeto, que em colaboração com clubes e associações desportivas, tem como finalidade promover o contacto das crianças do concelho com os vários desportos. Modalidades como andebol, atletismo, ginástica, jiu-jitsu, judo, karaté, patinagem, rugby e rope skipping são as modalidades que estas crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos vão poder ter contacto.

“O projeto nasce da análise efetuada sobre a aplicação da atividade física desportiva nas crianças em contexto das atividades de componente e apoio à família e entendemos alterar o paradigma de intervenção no sentido de melhorar a qualidade da oferta”, refere a Vereadora da Educação, Adelina Pinto.

A importância da implementação de uma cultura do desporto nos mais novos, o melhoramento dos clubes e associações desportivas com as crianças e o direito à liberdade de escolha por parte dos alunos de qual desporto é o mais adequado para cada um são também algumas das razões apontadas por Adelina Pinto.

A ligação entre a Câmara Municipal e as escolas vai assentar num coordenador pedagógico, que tem como finalidade gerir, acompanhar e avaliar o decorrer do projeto ao longo do ano. As dinamizações destas atividades vão ser asseguradas por 15 professores presentes nos estabelecimentos de ensino.