Apesar do empate, minhotos ficaram pelo caminho na prova rainha

O FC Famalicão recebeu o SL Benfica em jogo a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal Placard. O confronto, que ditou o acesso de um dos conjuntos à final, terminou empatado a uma bola, mas nas contas finais o Benfica venceu por 3-4.

A equipa do Benfica entrou em vantagem na partida pois venceu a primeira mão da meia-final por 3-2. Contudo, a ambição dos minhotos para virar o resultado a seu favor era bastante. A bancada preenchida de adeptos, principalmente famalicenses, também foi um ponto alto do encontro.

Nos primeiros momentos da partida, os famalicenses conseguiram mostrar as suas qualidades ofensivas. O FC Famalicão foi tentando construir o seu jogo, mas o Benfica foi-se instalando na área minhota. Aos 20 minutos houve uma boa oportunidade para os dois lados, que pareceu antecipar o golo que apareceu momentos a seguir.

Cervi assistiu de calcanhar e Pizzi inaugurou o marcador para os encarnados aos 24 minutos. Riccieli errou um passe em zona proibida e a turma de Bruno Lage aproveitou para marcar o primeiro tento. O FC Famalicão reagiu bem ao golo e teve algumas oportunidades para reestabelecer a igualdade no marcador. Contudo, a turma da Luz também continuou muito ofensiva.

Aos 34’, Toni Martínez conseguiu ganhar a frente a Ferro e partiu em direção à baliza, mas Vlachodimos negou o golo aos minhotos. Pouco depois foi a vez de Diogo Gonçalves tentar empatar a partida. O atleta dos famalicenses ultrapassou dois adversários, mas atirou para uma defesa apertada de Vlachodimos.

O golo do conjunto de João Pedro Sousa acabou por chegar por intermédio de Patrick William, mas o VAR, após análise, acabou por invalidar o lance dada a posição irregular de Gustavo Assunção. Assim, o marcador continuou a sorrir às águias, que foram para o intervalo a vencer por 0-1.

Na segunda parte, Pedro Gonçalves ameaçou nos instantes iniciais a baliza dos encarnados, mas o guardião das águias voltou a controlar o lance. A turma de Vila Nova de Famalicão entrou consistente e cedo tentou ir atrás do resultado. Fábio Martins assistiu Racic, mas a finalização do minhoto saiu por cima da baliza.

O FC Famalicão esteve por cima do jogo durante longos minutos da segunda parte. Fábio Martins assistiu Toni Martínez, mas o avançado cabeceou por cima da trave. Com 70 minutos no relógio, os minhotos apresentavam um bom futebol, mas as oportunidades de golo pareciam não surgir. Desta feita, João Pedro Sousa lançou a jogo Walterson Silva, para contar com mais um elemento no ataque famalicense.

Chiquinho também tentou a sua sorte, mas o remate saiu ao lado do poste de Vaná. Fábio Martins chegou a ver o cartão amarelo, numa entrada dura sobre Pizzi, mas o famalicense desculpou-se e contribuiu para demonstrar o fair-play vivido ao longo de todo o encontro.

O golo do empate acabou por chegar num bom cruzamento de Diogo Gonçalves. Toni Martínez, que já tinha vindo a dar trabalho à defesa de Bruno Lage, encostou para os famalicenses e fez o seu quarto golo nesta competição. O tento voltou a animar a equipa e relançou a luta pelo apuramento em Famalicão. Já nos descontos, o Benfica fez sobressaltar a defesa minhota por intermédio de Chiquinho, mas Vaná conseguiu controlar ambos os lances.

A partida terminou com um empate a 1-1, mas nas contas finais (3-4) o FC Famalicão acabou por ficar de fora da prova rainha. Os minhotos reúnem agora forças para o encontro frente ao CD Aves, para a Liga NOS.