Famalicenses viram um golo ser anulado pelo VAR e desperdiçaram um penálti.

A equipa do FC Famalicão saiu derrotada da Mata Real, ao perder por 2-1 o jogo a contar para a 22ª jornada da Liga NOS. É o oitavo jogo consecutivo sem vencer, desde a vitória neste mesmo estádio sobre o FC Paços de Ferreira por 1-0, a contar para a Taça de Portugal.

Os comandados por João Pedro Sousa entraram pressionantes no jogo, com Walterson a ter destaque no arranque do encontro. O jogo arrefecia e só à passagem da meia hora é que surgiu a primeira grande oportunidade, com Toni Martínez a vacilar no cara a cara com Ricardo Ribeiro.

Aos 42 minutos, um remate de Walterson desviou em Martínez e entrou na baliza pacense. O golo acabou por ser invalidado pelo VAR por mão do espanhol, mantendo-se o nulo no marcador até ao intervalo.

A segunda metade foi de loucos. As oportunidades surgiam dos dois lados, com destaque para Adriano Castanheira e Riccieli, que por pouco não inauguraram o marcador. Finalmente, aos 71 minutos, Zé Uilton, acabado de entrar, aproveitou um alívio disparatado de Patrick para fazer o primeiro golo do desafio. Foi a estreia a marcar do brasileiro no campeonato.

Um golo nunca vem só e, aos 78 minutos, Denilson dilatou a vantagem dos castores. Num contra ataque rápido, o avançado apareceu em boa posição e rematou rasteiro para o fundo da baliza de Vaná. O FC Famalicão não atirou a toalha ao chão e ainda reduziu aos 89 minutos. Numa jogada construída desde trás, Toni Martínez aproveitou uma saída em falso de Ricardo Ribeiro para, de baliza aberta, marcar o golo de honra famalicense.

Mesmo em cima do apito final, Marcelo cometeu um penalti sobre Anderson. Com um ponto nos pés, Toni Martínez encontrou uma muralha chamada Ricardo Ribeiro que defendeu, já no minuto 96. O guarda-redes a ser o herói pacense no sofrimento dos azuis e brancos que voltam a não pontuar para o campeonato.

Com este resultado, o FC Famalicão falha a aproximação aos lugares europeus, mantendo-se no sexto lugar, com 33 pontos. Na próxima jornada os minhotos recebem o Sporting CP, no dia 3 de março, pelas 20h00.