A 27 de fevereiro de 2015 deixou-nos um dos instrumentalistas mais queridos pelo público português, Fernando Alvim. Passados cinco anos, a sua influência continua a ser sentida na nova geração de músicos, que perpetuam o legado eterno do músico, que ia muito além de uns acordes na guitarra.
Começou a ter o primeiro contacto com as cordas aos 18 anos, e depressa percebeu que esse era o seu talento. Depois de fazer um programa na Emissora Nacional chamado “Nova Onda”, criou uma banda com o mesmo nome, e entrou definitivamente no meio musical, de onde nunca mais saiu.
O maior sucesso começou a surgir no fundo do palco. Fernando Alvim não tinha o maior protagonismo, sendo que era o acompanhante de músicos com maior nome no panorama nacional. No entanto, a qualidade fez do oureense uma das figuras mais respeitadas na música portuguesa e vai permanecer como um dos melhores no trabalho que realizava.
Além de guitarrista, era instrumentalista e arranjador. Dos seus acordes saíram muitas das canções de fado e clássicos que ouvimos regularmente. São cinco anos sem a capacidade de criar mais canções bonitas, mas Fernando Alvim será para sempre uma das maiores figuras do panorama musical português.