Seleção das quinas foi despromovida ao Grupo III da Fed Cup pela primeira vez desde 2005.

Francisca Jorge fechou, esta sexta-feira, a passagem negra de Portugal na Fed Cup. A tenista minhota precisava de vencer Lina Glushko para igualar o play-off entre Portugal e Israel e deixar a decisão final para o encontro de pares, mas saiu derrotada do encontro por 6-4 e 6-0.

Depois de no primeiro duelo, Maria Inês Fonte ter cedido perante Shelly Beernyack (6-3 e 6-2) e ter permitido a Israel adiantar-se na eliminatória, a bola ficou do lado da minhota. O primeiro set foi equilibrado e Francisca Jorge foi a primeira a registar uma quebra de serviço, mas as escorregadelas nos momentos decisivos foram fatais e ditaram o resultado final.

Portugal fecha assim a sua passagem pelo Grupo II da Zona Europa/África da pior forma: quatro derrotas em quatro eliminatórias com as seleções da Dinamarca (3-0), Finlândia (2-1), Egito (2-1) e agora Israel, no play-off de manutenção/despromoção. O resultado negativo desta sexta-feira atira a seleção portuguesa para o Grupo III pela primeira vez desde 2005.