Bracarenses saíram para o intervalo em desvantagem mas acabaram a vencer de forma confortável.

O HC Braga somou, este sábado, a sexta vitória no Campeonato Nacional da I Divisão em hóquei em patins. Na visita à Juventude de Viana, a turma orientada por Rui Neto venceu por 2-6, no dérbi minhoto que apimentou a 16.ª jornada da competição.

Depois de um início de jogo equilibrado, foi a equipa visitante a primeira a adiantar-se no marcador. O relógio indicava o minuto 12 quando Pedro Delgado atirou a contar e colocou o HC Braga na frente. A resposta dos vianenses, no entanto, chegou em dose dupla e a cambalhota no marcador consumou-se em apenas um minuto. Francisco Silva empatou aos 18′, na conversão de uma grande penalidade e, segundos depois, Gustavo Lima fez o 2-1 na recarga a um livre direto travado por Gabriel Costa.

A Juventude de Viana saiu para o intervalo em vantagem, mas a reação dos bracarenses estava guardada para os segundos 25 minutos. A primeira grande ocasião da etapa complementar até pertenceu aos homens da casa, mas o experiente Luís Viana não conseguiu levar a melhor sobre Constantino Acevedo, na marcação de um livre direto.

Como diz o ditado, quem não marca, sofre. Apenas alguns segundos depois, a Juventude de Viana atingiu a 10.ª falta e “atirou” Ângelo Fernandes para a marca de livre direto. O capitão do HC Braga não desperdiçou a oportunidade e restabeleceu a igualdade.

Ainda no mesmo minuto, a Juventude de Viana voltou a ter um lance de bola parada, mas Constantino Acevedo voltou a ser mais forte e negou o golo, desta vez a Gustavo Lima. Do outro lado, uma vez mais, o HC Braga foi eficaz e Joca devolveu a vantagem aos visitantes, um minuto depois.

Novamente em vantagem, o HC Braga não tirou o pé do acelerador e contou com a inspiração do capitão Ângelo Fernandes. Ao minuto 37, o camisola 6 dos forasteiros foi chamado à conversão de dois livres diretos e concretizou as duas oportunidades para assinar o hat-trick e deixar o resultado em 2-5.

Após os quatro golos sofridos numa fase muito precoce da segunda parte, a Juventude de Viana ainda esteve em superioridade numérica por duas vezes, mas não conseguiu aproveitar para chegar ao golo. A equipa vianense teve um vasto número de lances de bola parada, mas todos esbarraram em Constantino Acevedo. A equipa de Braga, mais eficaz, ainda chegou ao sexto tento a cinco minutos do final, por intermédio de Pedro Delgado.

A vitória no dérbi permite ao HC Braga manter o sexto lugar, agora com 22 pontos. A Juventude de Viana, por outro lado, continua a atravessar um momento complicado e segue no 13.º lugar, em zona de despromoção, com apenas 11 pontos.