A comemoração dos dez anos de carreira de Jimmy P surge em forma de álbum. O rapper apresentou Abensonhado, o quarto trabalho que conta com 16 faixas que, na generalidade, falam sobre a forma como o artista se vê a si próprio ao longo destes anos.
“Abensonhado” é o nome do álbum e também da primeira faixa. São abordados os erros do início, os maus vícios e a escolha de caminhos errados mas também os sonhos enquanto jovem que mais tarde acabou por alcançar. Jimmy P considera-se abençoado.
No final de 2018, Jimmy lançou a música “Ano Novo”. Esta conta com a colaboração de Deejay Telio e é uma música temática de final de ano, com uma mensagem motivacional muito bem conseguida pelo rapper e com uma marca muito forte deixada por Deejay Telio em cima de um afrobeat. Foi um sucesso e conta com mais de dez milhões de visualizações no YouTube.
Outra colaboração de sucesso aparece na faixa “Contigo”. Jimmy P conjuga os melhores versos românticos com um refrão cantado por Carolina Deslandes. Nota-se uma boa cumplicidade entre os artistas o que certamente ajudou a criar a música. Alegre e doce, “Contigo” é uma das grandes colaborações dos últimos anos no nosso país. O lado mais amoroso de Jimmy está também presente na música “Até Voltares”, com Fernando Daniel.
O Jimmy P mais “agressivo” também está presente neste álbum. As músicas “Push Up”, “Down” e “Agradeço” mostram a versão mais clássica do rapper, com punch lines sobre esse mesmo meio musical. O flow mistura-se perfeitamente nos beats de Trap e o resultado é bastante bom.
A versatilidade do artista permite-lhe vaguear entre géneros. Para além do conceito de Hip-Hop mais clássico, Jimmy P apresenta-se numa onda mais exótica nas faixas “Caminho”, “Vais Alinhar” e “Slow Motion”.
A primeira surge com uma energia que nos transporta para o Brasil, e com uma mensagem boémia e inspirada. Na faixa “Vais Alinhar”, Jimmy faz-se acompanhar de Nelson Freitas e Djodje num género de Kizomba, com uma letra típica de sedução e atração.
É de destacar também a faixa “Perdoa-lhes pai”. Nota-se o sentimento presente nesta música, pois o artista fala de vivências próprias que marcaram o seu caminho. É um tema bastante calmo, onde o protagonismo foi claramente dado à mensagem e não tanto ao instrumental.
Dono de uma voz inconfundível e, provavelmente a melhor dicção entre os artistas do Hip-Hop português, Jimmy faz um olhar para a sua carreira, para tudo aquilo que foi sonhado e que, dez anos depois, orgulha o artista.
Artista: Jimmy P
Álbum: Abensonhado
Data de lançamento: 31 de janeiro de 2020