Durante a próxima semana vai realizar-se a Assessement Week, uma atividade organizada pela ACE, agência júnior da Universidade do Minho. Este evento permite o estabelecimento de contactos entre estudantes e empresas.

A Assessement Week decorre de 2 a 6 de março, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. O evento com duração de cinco dias pretende colocar os estudantes “dentro de como funciona o recrutamento de algumas empresas”. A iniciativa conta com a presença de empresas como o Lidl, Worten, Leroy Merlin e Parfois.

Em entrevista ao ComUM, o vice-presidente interno da ACE, João Vaz afirma que a ACE visa “aproximar os estudantes ao mercado de trabalho através de simulações de recrutamento, workshops e a promoção de estágios” e, por isso, formou pelo segundo ano consecutivo esta iniciativa, explica. “Decidimos trazer novamente este evento pelo excelente feedback que recebemos, quer da parte dos participantes, quer das empresas” decorrentes da primeira edição do evento.

“Todas as empresas que participaram adoraram e algumas delas fizeram propostas de emprego aos participantes que se conseguiram destacar. Também os estudantes deram excelente feedback e recebemos mais que um e-mail a agradecer, pois graças ao que aprenderam na Assessment Week conseguiram um emprego ou um estágio na empresa que sempre quiseram”, acrescenta João Vaz.

Ao longo destes cinco dias, da parte da manhã, os colaboradores dos Recursos Humanos das empresas vão fazer uma apresentação da sua instituição. De seguida, vai haver um “pitch de dois minutos de cada um dos participantes e acabará com dinâmicas de grupo. Da parte da tarde, vão ser feitas speed interviews e, no fim, será dado aos participantes um feedback pormenorizado sobre a sua prestação durante o dia”, esclarece o vice-presidente interno.

“A maior parte dos estudantes acaba a sua licenciatura ou mestrado e é atirado para o mercado de trabalho sem nunca ter sequer feito uma entrevista na vida”, afirma. Com a Assessement Week, os estudantes tem a oportunidade de aprender: “aqui tens a hipótese de falhar, tens a hipótese de saber quais os teus pontos fracos e corrigi-los e também quais os teus pontos fortes para os potenciar. Tens a hipótese de estar cara a cara e conhecer as pessoas que, no futuro, podem estar a recrutar-te de verdade para as suas organizações”, explica João Vaz.

As vagas são limitadas e fecham quinta-feira, dia 27 de fevereiro. Podem-se inscrever aqui.