Mercado de inverno bateu recordes no Minho.

A chegada de fevereiro trouxe consigo alguma tranquilidade aos plantéis. O Minho não foi exceção, e a região viu alguns jogadores a receber ordem de marcha e outros a chegar de mala e bagagem. Entre muitas saídas e entradas, ainda houve tempo para se baterem recordes.

Em Moreira de Cónegos, o timoneiro Ricardo Soares recebeu dois reforços para a frente de ataque. Nuno Santos, do SL Benfica, e Gabrielzinho, proveniente do Rio Ave. Ambos por empréstimo, vão vestir a camisola do Moreirense para o resto da temporada. Caleb Gomina saiu, também por empréstimo, para o Valadares Gaia.

O Gil Vicente viu regressar um “filho da casa”. Hugo Vieira chegou a custo zero dos turcos do Sivasspor e vai ter a companhia no ataque do, também recém-chegado, Rúben Ribeiro, que estava sem clube depois de abandonar o Al-Ain FC. Vítor Carvalho chega por empréstimo do Coritiba para alargar o leque de opções do miolo. Kevin Lopez (Valadares Gaia), Juan Villa (AD Fafe) e Romário Baldé (Leixões) deixam Barcelos por empréstimo. Mladenovic, depois de rescindir com os minhotos, reforçou o Vojvodina, e Erick regressou ao SC Braga depois de um período de empréstimo à turma de Vítor Oliveira.

O Vitória SC bateu um recorde no que a vendas diz respeito. Edmond Tapsoba abandonou o Estádio D. Afonso Henriques rumo ao Bayer Leverkusen por 18 milhões, mais sete por objetivos, números inéditos no rei. O defesa Rafa Soares (SD Eibar), Al Musrati (Rio Ave) e Alexandre Guedes (Vegalta Sendai) também saem por empréstimo, enquanto que André Pereira regressa ao FC Porto. Para colmatar as saídas, Ivo Vieira recebeu Easah Suliman do Aston Villa e Abou Ouattara dos franceses do LOSC Lille.

No SC Braga, Abel Ruiz (FC Barcelona) é agora Gverreiro do Minho e a ele juntam-se Bruno Wilson – que volta a vestir as cores dos minhotos depois de meia época no CD Tondela – e Crislan, que regressa do empréstimo ao Shonan Bellmare. Rúben Amorim foi quem mais jogadores perdeu no Minho, mas também foi o que conseguiu maior valor encaixado por um atleta, recorde nos arsenalistas. Francisco Trincão foi vendido ao FC Barcelona por 31 milhões de euros, mas só parte em junho. Pablo Santos (Rubin Kazan), Caju (Goiás), Xadas (Marítimo), Lucas Ferrugem (Estoril Praia), Hassan (Olympiacos) e Murilo (Sporting Gijón) abandonam de forma temporária a Pedreira. Claudemir saiu a título definitivo para o Sivasspor, enquanto que Agbo regressou ao Standard Liège.

O FC Famalicão voltou a estar ativo no mercado. Racine Coly e Ibrahim Cissé, ambos do Nice, Ivo Pinto (Dínamo Zagreb) e Ryan Teague (Sydney FC) chegam para aumentar as opções de João Pedro Sousa. Thibang Phete (Belenenses SAD) e Vítor (Figueirense) abandonam os famalicenses. O primeiro sai em definitivo e o segundo regressa ao Brasil depois do empréstimo aos minhotos.

O mercado de inverno está assim fechado, tal como os plantéis que já têm a sua composição final para atacar a segunda metade da época.